Empresas do grupo:

Início » Empreendedorismo: Pivotar ou não? Eis a questão! 

Empreendedorismo: Pivotar ou não? Eis a questão! 

por Leonardo Grandchamp
3 minutos ler

Desenvolver uma boa ideia de negócio é importante, mas reconhecer quando ela não funciona e ser capaz de mudar de direção pode ser ainda mais. Com um olhar holístico sobre o universo corporativo, startups e empresas da nova geração popularizaram o termo pivotar, justamente, por estarem abertas a mudar de direção sempre que preciso. 

Leia também: Empreendedorismo: Descubra Como Precificar Seu Produto

Pivotar é mudar o rumo mantendo a base que já existia e um exemplo famoso disso é o YouTube, lançado em 2005 como uma plataforma de relacionamento. Depois de alguns dias sem nenhuma postagem, os fundadores decidiram pivotar: deixaram a ideia inicial de lado e abriram a rede para qualquer tipo de vídeo. Cerca de um ano depois, a empresa foi vendida para o Google por US$ 1,6 bilhão e hoje fatura US$ 15 bilhões por ano.  

Leia também: Empreendedorismo: Qual É O Momento De Fechar Um Negócio?

Nos últimos anos, várias empresas optaram por pivotar. A Netflix é outro case. O grupo deixou de ser um serviço de aluguel de DVDs pela internet para se tornar uma plataforma de streaming de vídeos e terminou 2022 com 230,8 milhões de assinaturas. Também registrou receita total de US$ 31,61 bilhões no ano passado. 

empresario ideia
Imagem @DilokaStudio / freepik

O momento certo de tomar essa decisão e pivotar um projeto depende muito do perfil, momento e objetivo de cada companhia. Mas, de forma geral, isso acontece quando a estratégia em vigor não atinge a proposta do negócio ou quando surge uma nova oportunidade. Por isso, antes de qualquer reflexão sobre o tema, é essencial ter em mente o valor de sua equipe. 

Investir em pessoas é mais efetivo do que apostar todas as fichas em uma solução, por mais potencial que ela tenha. Afinal, em um mundo globalizado, onde a informação está a um clique das pessoas, tudo pode mudar de configuração rapidamente e quando seu time é forte e engajado no conceito da marca, a força operacional e criativa vai acompanhar a empresa seja qual for o projeto. 

Além da equipe sólida, o que esses casos têm em comum é a vontade de transformar o mercado e não o apego à sua solução. Se os desenvolvedores estivessem presos em suas aplicações práticas, poderiam deixar passar a oportunidade de uma mudança de rota. Por outro lado, quando o gestor tem visão sistêmica, está conectado com as demandas de seu público e pronto para se ressignificar, acerta mesmo quando começa errando. 

A Osten Moove faz parte da Osten Group que está há mais de 20 anos no mercado.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More