A escassez global de talentos atingiu 75% em 2022, o maior nível em 16 anos. Isso significa que três em cada quatro empregadores relatam dificuldade para encontrar profissionais qualificados para as suas vagas. No Brasil, esse índice é ainda maior: 81% dos empregadores enfrentam esse desafio. Segundo um relatório da Randstad, algumas das principais causas da escassez de talentos são: a pandemia de COVID-19, o envelhecimento da população, a falta de qualificação e a mudança nas expectativas dos trabalhadores.
Leia também: Governo Autorizou O Preenchimento De 4.400 Vagas Em Concursos Federais
Segundo Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, o mercado de trabalho está em constante transformação e as empresas precisam se adaptar às novas demandas e expectativas dos profissionais. “A escassez de talentos é uma realidade que exige uma gestão de pessoas mais estratégica e eficiente”, comentou.
Uma das estratégias para mitigar a evasão de talentos é criar um ambiente de trabalho positivo, que estimule a confiança, o respeito e a colaboração entre os funcionários. Outra é investir em treinamento e desenvolvimento, oferecendo cursos, mentorias e feedbacks contínuos para os colaboradores. Além disso, é importante oferecer benefícios atrativos e úteis, que vão além do salário.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…