EMPRESÁRIA CONTÁBIL “DEMITE” CLIENTES E AUMENTA EM 35% O FATURAMENTO

Foto: Renata Lamounier e o sócio Adriano Fonseca

Após seis anos da abertura de seu escritório contábil, a contadora
Renata Lamounier e o sócio Adriano Fonseca decidiram, em 2015, que o
negócio precisaria de uma ampla reformulação, caso quisesse seguir
crescendo de maneira sustentável no longo prazo.

A solução para isso, porém, foi no mínimo inusitada. Ao invés de
investir em prospecção e sair à caça de novas parcerias comerciais,
eles resolveram tomar justamente a rota contrária.

Enxugaram a carteira de clientes, focaram em segmentos específicos –
como o da indústria calçadista, forte na região de Nova Serrana (MG),
onde a Suprema Assessoria Contábil está estabelecida – e, no final das
contas, conseguiram aumentar em cerca de 35% o faturamento em relação
ao ano anterior.

“Assim, conseguimos dar um tratamento diferenciado a estes clientes e
ampliar os nossos honorários com eles. Naturalmente, atraímos também
outras empresas desses setores que definimos como prioritários”, relata
Renata.

Os ajustes realizados na gestão envolveram também a redução de
custos desnecessários, a implantação de sistemas para otimizar a
gestão dos processos e a diferenciação dos seus cerca de 60 clientes,
conforme a rentabilidade propiciada ao escritório contábil e o nível
de complexidade das operações.

Dessa forma, foi possível definir, por exemplo, quais canais de
comunicação seriam utilizados para atender cada empresa e quanto tempo
a equipe precisaria dispender para se relacionar com estes parceiros.

Segmentar a atuação do escritório contábil

“Tínhamos um atendimento igual para todo mundo, mas percebemos que os
clientes não são todos iguais. Para alguns, o relacionamento é
praticamente todo de forma virtual e em outros fazemos reuniões
periódicas e atuamos diretamente na empresa”, explica a contadora.

O ponto de partida para todas essas mudanças, segundo ela, se deu após
a participação no Workshop “Contador 2.0”, do professor e palestrante
Roberto Dias Duarte, em que todos esses aspectos são dissecados a
partir do método Canvas.

Com a evolução do seu negócio, a contadora afirma não entrar mais em
competição por preço com os concorrentes de sua região, respaldada
pelo aprimoramento da qualidade dos serviços prestados por sua empresa.

“O principal desafio que o empresário contábil enfrenta hoje é em
relação à modernização dos processos, que precisam acompanhar as
necessidades do mercado. Quem não se atentar para isso perderá
oportunidades e, com o tempo, tornará o seu negócio inviável. Ao
perceber isso, pudemos dar um novo rumo à nossa empresa”, analisa
Renata.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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