As empresas, independente do tamanho, precisam contar com parceiros qualificados, que trabalhem em proximidade e alinhados com o objetivo de aprimorar a gestão de Saúde Segurança do Trabalho para o eSocial.
O que é o eSocial?
O e-Social é um projeto integrante do Sistema de Escrituração Pública Digital (SPED), que pretende simplificar e unificar a entrega das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em todo país. O documento irá substituir gradativamente a RAIS, a DIRF, o CAGED e a SEFIP e outras obrigações.
Quais são os entes públicos por trás do eSocial?
Ministério do Trabalho (MTE), Receita Federal (RFB), Previdência Social, Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e Caixa Econômica Federal (CEF).
O eSocial é de responsabilidade do departamento de RH?
Não! O RH é quem possui maior interação, no entanto, os adeptos, jurídicos, de Saúde e Segurança do Trabalho, Contábil, Financeiro, entre outros, também interagem com o ambiente do e-Social. É um evento multidisciplinar no âmbito de toda a empresa.
https://www.jornalcontabil.com.br/6-pontos-sobre-o-esocial-que-todo-contador-deve-dominar-para-evitar-multas-aos-clientes/
Precisarei de um software específico para o e-Social?
Sim! O ambiente do eSocial é um ambiente inserido dentro do conceito robusto de tecnologia da Informação, logo, as empresas que não tiverem seus ERP´s ou programas específicos adaptados, não conseguiram se comunicar com o ambiente do eSocial.
O Certificado Digital será mesmo obrigatório para o eSocial?
Sim, porque toda a tramitação dentro do sistema deverá ser assinada digitalmente, e o Certificado Digital cumpre esse papel. Exceto para o empregador doméstico, às empresas optantes pelo Simples Nacional, pequeno produtor rural e CI equiparado à empresa, com até 07 empregados, e o MEI. Esses poderão acessar o sistema por meio de código de acesso, de acordo com o site eSocial.gov.
Com o eSocial, a área de Saúde Segurança do Trabalho ganhará mais força dentro das empresas?
Sim! A área de Saúde Segurança do Trabalho será responsável por 5 (cinco) eventos que se relaciona ao ambiente do e-Social. Sem os mesmos, a transmissão de eventos poderá ser rejeitada.
Minha empresa é pequena e só tenho 1(um) funcionário registrado. Tenho que aderir ao eSocial?
Sim! O eSocial é aplicável a todas as empresas. As pequenas e micro empresas terão um processo mais simplificado.
Muita integração!
A palavra-chave é INTEGRAÇÃO!
Como serão vários os departamentos envolvidos com a geração e prestação de informações ao eSocial, todos eles precisam estar muito bem alinhados.
Os principais departamentos envolvidos são:
Conteúdo por EngSafity – As empresas de todos os portes precisam contar com parceiros qualificados, que trabalhem em proximidade e alinhados com o objetivo de aprimorar a gestão de Saúde Segurança do Trabalho para o e-Social e a EngSafity é essa empresa engsafity02sst@outlook.com.
Muita gente que é Microempreendedor Individual (MEI) trabalha com carteira assinada ao mesmo tempo. Mas…
Fevereiro mal começou, mas já tem muita gente contando os dias para um dinheiro extra…
O CadÚnico é um banco de dados nacional que reúne informações socioeconômicas das famílias de…
Empreender no Brasil não é fácil. A gente sabe. Mas, entre boletos, impostos e burocracia,…
Ser contador é uma grande responsabilidade, mas nem sempre as coisas saem como planejado. Afinal,…
O Instituto Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência Oceano Azul (INDPD) entrou com uma…