Categories: Destaques

Empresários são presos após descoberta de software para venda sem nota fiscal

Ao menos oito pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (16) suspeitas de envolvimento com um grupo criminoso que criou um software para o controle de vendas sem a emissão de documentos fiscais em Santa Catarina.

Ao todo devem ser cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão em Rio do Sul, Itajaí, no Vale, Criciúma, no Sul do estado, Palhoça, na Grande Florianópolis, Londrina (PR) e Presidente Prudente (SP) dentro da Operação F7.

Até 11h30, oito pessoas já haviam sido detidas, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Fazenda, que não detalhou em quais cidades  os suspeitos foram presos.

Depois de comparar a movimentação financeira com o faturamento declarado por empresas usuárias deste software, a polícia e as autoridades fiscais estimam que a sonegação chegue a R$ 1 bilhão. Empresas teriam adquirido o programa e não pagavam impostos.

A força-tarefa reúne 76 agentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil (Deic), técnicos da Secretaria da Fazenda e Ministério Público de Santa Catarina, três auditores da Receita Federal, dois peritos do Instituto Geral de Perícias (IGP) e 15 auditores nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Tecla F7 dava acesso a faturamento
Conforme a secretaria de Fazenda, o software dava aparência de operações legais e apenas quem soubesse da fraude conseguia acessar registros que não constassem no faturamento declarado. O acesso era feito nos computadores pela tecla F7.

Segundo a Polícia Civil,  depois de uma denúncia à secretaria da Fazenda e à Receita Federal, a operação investigou por 18 meses uma organização criminosa que desenvolveu o software. Com isso, as empresas que adquiriram o programa foram beneficiadas pelo esquema sem o pagamento de impostos. As investigações confirmaram o uso do software e o pagamento de comissões.

Auditoria
Segundo os policiais, computadores e outros documentos apreendidos durante a operação serão encaminhados a uma auditoria fiscal feita pela secretaria da Fazenda e Receita Federal para apontar a dimensão do prejuízo aos cofres públicos. Durante o cumprimento dos mandados, a polícia busca novas evidências do uso do programa pelas empresas que participavam da fraude.

Os envolvidos na fraude e as empresa que usavam o programa não tiveram os nomes divulgados até a publicação desta notícia. Via G1

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago