Empresas brasileiras enfrentam regras e burocracia para exportar

A burocracia e a constante mudança de regras estão dificultando a vida dos empresários que tentam exportar para fugir da crise no Brasil.

Entre as máquinas de costura, Malu se sente em casa. Há 40 anos ela cria e produz roupas de tricô para grandes marcas brasileiras. Agora está de olho nas estrangeiras. A primeira remessa de biquinis deve ir para a Austrália, assim que ela desvendar o mundo das exportações. Há dois meses, ela tenta entender como funiona a papelada.

“Desde a classificação fiscal, a natureza da operação que tem que ser a certa e o valor, você tem tirar nota fiscal em reais e a invoice é em dólar. Isso tem que casar pela cotação do dia. Então são dúvidas que vão surgindo na hora e que você fala ‘Meu Deus, qual que é o certo? Qual que não é o certo?’”, diz a empresária Malu Rocha.

Quem pensa em exportar precisa ter fôlego porque o caminho é longo e cheio de etapas:

Primeiro, a empresa tem que se habilitar no sistema de rastreamento da Receita Federal, o Siscomex. Aí ela vai ter que negociar com o comprador e fazer uma espécie de pré-contrato para amarrar a transação. Fechou negócio? É preciso acertar os detalhes do câmbio e levar uma série de documentos ao banco para depois conseguir receber pela venda.

Também é preciso correr com o registro de exportação, nota fiscal e fatura internacional fora outros cinco documentos exigidos por alguns países como certificados e origem e qualidade. E a empresa só consegue despachar as mercadorias depois que a Receita checar toda a papelada, no teminal de embarque. O processo todo leva 15 dias, em média. Isso se o exportador tiver bom despachante ou um departamento especializado em comércio exterior.

Se não bastassem todas essas etapas, as regras ainda mudam o tempo todo. Um levantamento mostrou que 70% das empresas não conseguem perceber isso.

“Sem dúvida quando a gente fala a cada dia nós temos quatro mudanças que podem afetar o comércio exterior é algo impactante que com certeza as empresas não vão conseguir seguir tudo que deveriam sem uma estrutura muito grande para isso”, diz Menotti Franceschini, diretor de negócios e comércio exterior da Thomson Reuters.

Para capitalizar quando a oportunidade aparece uma montadora de caminhões e ônibus, presente em mais de 100 países, tem esse departamento, com 280 pessoas, criado pra destrichar os trâmites e agilizar o embarque das mercadorias.

Essa estrutura ajudou quando a empresa resolveu aproveitar a desvalorização do real e ampliou rapidamente as exportações de quinze para setenta por cento da produção.

“Eu acho que é um excesso e isso faz com que a gente tenha que ter ruma estrutura de pessoas preparando, lendo, entendendo essas mudanças, analisando os impactos que essas mudanças trazem pro seu negócio, tudo isso acaba aumentando o nosso custo”, diz Fábio Castelo, vice-presidente de logística da Scania.

Regras mais simples e claras, é tudo o que querem as 23,5 mil empresas brasileiras exportadoras para ocupar mais espaço no mercado global.

Jornal da Globo

Fonte: Portal Contábil SC

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

31 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago