O Pix parcelado ainda não está regulamentado pelo Banco Central, mas alguns bancos já oferecem para seus clientes.
O Pix parcelado é similar ao do cartão de crédito. Ou seja, funciona como um empréstimo pessoal no valor transferido, com prazo de pagamento, número de parcelas e limite máximo para o cliente utilizar. Além disso, há a cobrança de uma taxa de juros.
No entanto, muitas empresas do comércio, indústria e serviços desconhecem que já podem oferecer o parcelamento de uma compra via Pix, como revelou o levantamento realizado pela empresa de inteligência analítica Boa Vista.
O Pix parcelado funciona da seguinte forma: parte do pagamento será feito à vista e a outra parte será agendada, onde o desconto das parcelas será diretamente em sua conta. Porém, somente será realizado se o cliente tiver saldo em conta para cobrir a parcela que deverá ser paga.
Leia Também: INSS atualizou a lista de doenças que concede benefícios sem carência
Fique ligado: quando você fizer o parcelamento do PIX, não poderá cancelar o agendamento feito anteriormente.
Por isso é sempre bom a pessoa conhecer as regras da instituição financeira na qual pretende fazer a operação.
De acordo com a Boa Vista, ao saberem dessa modalidade, 72% dos entrevistados sinalizaram intenção em disponibilizá-la ao cliente. A empresa de inteligência afirmou que a pesquisa tinha objetivo de mapear a utilização das novas formas de pagamento oferecidas aos consumidores, principalmente o Pix parcelado e o chamado BNPL (compre agora, pague depois, na sigla em inglês), também conhecido como crediário digital. No caso do BNPL, a disposição dos empresários é menor, o que significa que o Pix leva vantagem.
Leia Também: Por quais motivos posso ser demitido por justa causa?
O Banco Central informou que de novembro de 2020 até setembro de 2022, foram feitas 26 bilhões de transações pela ferramenta de pagamento instantâneo, com valores transacionados de R$ 12,9 trilhões.
A Boa Vista constatou no seu levantamento que o Pix ter maior aceitação entre os estabelecimentos, seguido pelo dinheiro físico e os cartões de débito e crédito.
Importante saber: para o cliente o Pix parcelado será uma ótima opção, principalmente para aquelas pessoas que não podem pagar por um produto ou serviço à vista e deseja utilizar o desconto que é dado neste tipo de pagamento.
lembrando que o Pix parcelado não utiliza limite como o cartão de crédito, neste caso, o cliente deve ficar atento, isso porque, como ainda não está regulamentado pelo Banco Central, cada banco determina a taxa de juros que deseja.
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…