O isolamento social aos poucos está sendo flexibilizado e com isso as empresas estão retomando as suas atividades.
A reabertura ocorrerá de forma individual e a volta ao trabalho pós-quarentena dos trabalhadores não ocorrerá ao mesmo tempo. Cada organização terá o seu tempo e planejamento para fazer isso.
Algumas pensam até em adotar o home office, que deu bastante certo durante a pandemia, entretanto, essa modalidade pode não estar disponível para todos e não deve ser em tempo integral.
Veja os cuidados que as empresas deverão ter com a volta ao trabalho pós-quarentena:
Orientar os colaboradores
A conscientização será um fator fundamental para que não haja a contaminação entre os funcionários.
Para isso poderão ser feitas campanhas de conscientização e ter informativos espalhados pela empresa. A orientação deve ser constante para que as pessoas não comecem a se descuidar.
Estabelecer protocolos de segurança na volta ao trabalho pós-quarentena
Será preciso estabelecer medidas de segurança como medir a temperatura dos colaboradores ou dos clientes, determinar um distanciamento social, reposicionar o local de trabalho para que as pessoas não fiquem muito próximas e outros.
A prevenção nesse caso será a melhor alternativa, porém, se houver algum funcionário com sintomas de Covid-19, será preciso que providências sejam tomadas de imediato como afastar temporariamente o colaborador.
Fazer campanhas para saúde mental
Muitas pessoas ficaram abaladas com toda essa situação e tiveram dificuldades de ficar em casa. Isso muitas vezes mexe com o psicológico e leva um tempo para tudo voltar ao normal.
As equipes precisam conversar sobre as expectativas e compartilhar seus sentimentos para minimizar essa situação. A empresa pode indicar profissionais de saúde, como psicólogos, para fazer o acompanhamento.
Se for oferecido um plano de saúde empresarial fica mais fácil e acessível para que as pessoas busquem ajuda, então é um bom momento para avaliar esse item e garantir o bem-estar de todos, deixando os funcionários mais motivados.
Exigir o uso de máscara
O uso de máscara de proteção é obrigatório nas ruas e essa exigência deve se estender para dentro das empresas. A todo momento as pessoas devem estar de máscara, inclusive os clientes que chegam ao local.
O ideal para que a exigência seja cumprida é que a própria empresa distribua esse artigo aos colaboradores quando eles voltarem ao trabalho. Isso pode ser feito com um kit de boas-vindas que vem com máscara, álcool gel e folhetos informativos.
Revisar os horários de trabalho e pausas
Para que seja mantido o distanciamento será preciso repensar nos horários de trabalho. Se possível, as empresas deverão montar escalas de trabalho na volta ao trabalho pós-quarentena para que se tenha o menor número possível de pessoas na empresa ao mesmo tempo.
As pausas e horários de descanso deverão ser escalonados para que não se tenha tumulto, por exemplo, nos refeitórios.
Repensar as reuniões
As reuniões deverão ocorrer com menor frequência, se possível com o uso de aplicativos para que sejam realizadas online.
Quando forem presenciais devem ser feitas com um número reduzido de pessoas e em ambiente bem ventilado ou aberto.
Na volta ao trabalho pós-quarentena as empresas precisarão repensar o seu modo de trabalho, mas adotando medidas preventivas será possível cuidar da saúde dos funcionários.
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net