Empresas têm até dezembro para doar parte do IRPJ a entidades cadastradas

As empresas podem doar até 1% do seu imposto devido, com base no lucro real às organizações sociais e, com isso, abater a doação do imposto de renda devido ao invés de destiná-lo ao governo. Um dos programas que estimulam a doação com incentivo fiscal é o promovido pelo CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que permite que essa parte do imposto que já seria pago automaticamente seja doado ao FIA – Fundos da Infância e Adolescência, neste caso ao Fundo Estadual da Criança e Adolescente.

A empresa também pode escolher a entidade a ser beneficiada entre os projetos aprovados e “aptos para captação”. O modelo da carta está disponível no link: https://www.condeca.sp.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Modelo-de-carta-de-direcionamento-.pdf

O IOS – Instituto da Oportunidade Social, comprometida com a capacitação e empregabilidade de jovens de famílias de baixa renda é uma delas. “Essas doações representam cerca de 30% dos recursos do IOS para continuar capacitando e ajudando jovens e pessoas com deficiências a conseguir uma colocação no mercado de trabalho”, declara a gestora do IOS, Alecsandra Neri.

A data limite é sempre no último dia útil de cada ano, neste ano será entre os dias 28 e 29 de dezembro (de acordo com da agenda dos bancos) para que a doação seja feita e abatida. A empresa doadora não paga mais impostos por isso. O valor não é acrescentado ao que já estava sendo pago, mas sim realocado. Após a doação feita a entidade escolhida, a empresa envia uma carta ao CONDECA informando o direcionamento dos recursos ao projeto.

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Destacamos também que o IOS possui projetos aprovados no FUMCAD, que é o Fundo Municipal das crianças e adolescentes que tem o mesmo enquadramento fiscal, o mesmo percentual de dedução, porém, todo o processo de doação, geração de guia e direcionamento ao projeto é feito por meio do site https://fumcad.prefeitura.sp.gov.br/forms/frmentidades.aspx

O IOS

O IOS foi criado em 1998 por um grupo de funcionários da empresa Microsiga Software S/A, atual TOTVS, com o objetivo de levar o acesso à informática para jovens de baixa renda, por meio de programas que colaboravam com a sua formação educacional.

Atualmente, o Instituto oferece cursos de capacitação profissional com o uso do software ERP TOTVS e outras ferramentas tecnológicas em 13 unidades, localizadas em quatro estados brasileiros. Com a missão de empregar seus alunos formados, o IOS conta com o apoio de cerca de 100 empresas, atuando como empregadoras de ex-alunos ou apoiando projetos. Os cursos vão além do ensino técnico e formam verdadeiros agentes de transformação social tornando-os referências na comunidade.

Ao longo dos seus 19 anos de atuação, o IOS já capacitou mais de 30 mil profissionais para os setores de Tecnologia da Informação, Administração, RH e Atendimento ao Varejo. A instituição é mantida por empresas privadas como a TOTVS – sua fundadora e principal mantenedora – além da IBM, Microsoft, Atlas Schindler, Brasilprev, Rede Globo, Vedacit, Zendesk, dentre outras.

“Os resultados positivos são frutos da credibilidade que construímos ao longo do tempo, prestando contas de maneira transparente sobre cada investimento realizado. Nossos parceiros sabem que investir em educação e em emprego é investir em um futuro melhor para a nossa sociedade, e o IOS é referência, tendo como base a ética, o compliance, a credibilidade e a transparência em todas as relações”, conclui a gestora do Instituto.

“Como doar” – Infográfico

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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