Chamadas

Empresas vão poder obrigar empregado a se vacinar?

As empresas precisam sempre zelar pela saúde e também segurança de seus funcionários, é uma exigência que está na lei. Mas, em época de pandemia e vacinação, elas vão poder obrigar os funcionários a se vacinar contra Covid-19? E se o empregado se recusar a se imunizar vai poder ser demitido?

Essas questões vêm dividindo opiniões de advogados e juristas, segundo o Portal UOL, as dúvidas ficaram ainda mais evidentes nesta semana, quando saiu a notícia de que uma auxiliar de limpeza de um hospital infantil de São Caetano do Sul, no ABC paulista, foi demitida por justa causa após se recusar a tomar a vacina contra a covid-19.

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Em dezembro de 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que a vacinação contra a Covid-19 é obrigatória e que quem não se imunizar poderá sofrer sanções. Essa medida, segundo a decisão, permite que União, estados, Distrito Federal e municípios, possam implementar essas medidas. O tribunal descartou a necessidade de exigir consentimento prévio das pessoas para imunização. O tribunal descartou a necessidade de exigir consentimento prévio das pessoas para imunização.

Alguns advogados acreditam que o funcionário poderá ser demitido se não se vacinar e não usar máscara no ambiente de trabalho. Veja o que diz o especialista em direito trabalhista Fábio Chong, do L.O. Baptista Advogados.

“A empresa não pode amarrar o empregado na cadeira e fazer ele tomar a vacina à força”, diz. Ele diz ser a favor da demissão do funcionário que não se imunizar.
“Numa situação normal em que não há nenhuma justificava para a recusa, como uma explicação médica, entendo que a empresa pode demitir por justa causa, por que ela tem a obrigação constitucional de zelar pela saúde e segurança do seu empregado”, diz Chong.

O advogado Paulo Peresini (Lefosse Advogados) tem uma outra opinião.

“A justa causa é a punição máxima dentro de um contexto do contrato de trabalho. Ela só acontece quando existe de fato uma ruptura total da confiança entre o empregador e o empregado. Por ser tão específica, é avaliada caso a caso. Eu entendo como muito complicado traçar uma regra dizendo que qualquer hipótese de recusa à vacinação pode ser enquadrada como falta grave”, afirma.

Sendo assim, a confusão está armada, O STF diz que a vacina é obrigatória, no entanto, o Governo Federal não tornou a vacinação obrigatória.

E para complicar, no início de janeiro, o Ministério Público do Trabalho lançou o “Guia Técnico Interno do MPT sobre Vacinação da COVID-19”, no qual sugere o afastamento do trabalho de quem recusar ser vacinado. Isso abriu brecha para a possibilidade de demissão por justa causa.

Existem pelo menos dois projetos de lei em discussão no Congresso para pacificar o imbróglio jurídico.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago