O empréstimo consignado (aquele em que o banco desconta as parcelas diretamente do salário ou do benefício do INSS, no caso de aposentados e pensionistas) que sempre foi considerado mais vantajoso por ter uma das menores taxas de juros do mercado, tem se transformado em dor de cabeça para muita gente.
O problema que tem estado no topo das reclamações no Banco Central, está relacionado ao aumento de empréstimos consignados que não foram solicitados por seus clientes.
Segundo dados da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), existem atualmente, duas bases de dados para reclamações dos consumidores brasileiros relacionadas ao empréstimo consignado, a plataforma consumidor.gov.br e o Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).
De acordo com o Banco Central, quando a busca é realizada por Empréstimo Consignado, reclamações sobre ofertas ou prestação de informações de forma inadequada ficaram em primeiro lugar no segundo trimestre de 2021, com mais de 4 mil registros.
A maioria das fraudes são realizadas a partir do vazamento de dados dos consumidores, mas nem os bancos, nem o INSS e nem o Dataprev assumem qualquer tipo de responsabilidade pelo ocorrido
Como me proteger desse tipo de golpe?
Verifique constantemente a sua conta-corrente, observando o valor do benefício e consulte a página do Banco Central para acessar o serviço de Registrato (sistema que permite consulta de forma rápida e segura, de relatórios com informações sobre os relacionamentos com as instituições financeiras), e verifique se existe algum empréstimo consignado não solicitado.
Aposentados e pensionistas idosos são as principais vítimas deste tipo de golpe, onde a abordagem é feita de maneira confusa e indutiva, fazendo com que o consumidor seja facilmente caloteado.