Ficar negativado não é fácil, pois você perde o crédito em todos os lugares. Além disso, seu score de crédito despenca e você não tem muito o que fazer para aumentá-lo novamente, ainda mais quando está sem dinheiro para quitar suas dívidas.
Mas uma boa alternativa para limpar seu nome é pegar um empréstimo para negativados e pagar as contas com esse dinheiro. Pensando nisso, resolvemos avaliar duas opções de bancos públicos. Vale mais a pena o empréstimo para negativados da Caixa ou do Banco do Brasil?
O bom dos empréstimo para negativados da Caixa e do Banco do Brasil é que a taxa de juros é baixa quando comparada as outras opções do mercado. Afinal, a ideia não é colocar você em uma nova dívida que vá acabar fazendo com que você volte ao cadastro de inadimplentes por não conseguir pagar. Tendo isso em vista, o ideal é optar pelos empréstimos com as melhores taxas de juros. Aqui estão as duas opções para você sair do SPC e Serasa e resolver de uma vez por todas suas pendências financeiras.
Antes de mais nada, vamos conhecer melhor cada um deles.
Desde setembro de 2018, o Governo Federal autorizou o uso do saldo do FGTS como garantia de empréstimo consignado. Isso facilitou muito a vida do trabalhador negativado que precisa de um empréstimo e não tem bens para usar como garantia, como automóvel, imóvel ou jóias para penhor. O FGTS dá para a instituição financeira a garantia de que este empréstimo será pago, pois se não for pago, o valor será debitado do saldo da conta FGTS do trabalhador em caso de demissão. A Caixa pode reter 10% do seu saldo do FGTS e 40% da multa rescisória.
O FGTS continua sendo seu, apenas deixa de ser se você for demitido e não for renegociar com o banco as parcelas do seu empréstimo. E somente na Caixa Econômica Federal é possível fazer empréstimo com garantia do FGTS, pois a Caixa é a instituição que administra o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Como existe a garantia do saldo no FGTS, o banco pode oferecer uma taxa de juros menor, sendo essa taxa variável, dependendo de cada caso. O prazo para pagamento do empréstimo é de até 48 vezes (4 anos).
Para contratar o empréstimos para negativados da Caixa, você precisa estar empregado com carteira assinada sob o regime CLT há pelo menos 1 ano. Você também precisa ter uma conta corrente na Caixa e receber seu salário por ela (ou fazer portabilidade do salário para a Caixa). Outro detalhe importante é que você conseguirá de empréstimo no máximo metade seu saldo no FGTS. Ou seja, se você tem R$ 5 mil no FGTS, o empréstimo pode ser de até 2,5 mil. Por último, a empresa onde você trabalha precisa ter convênio com a Caixa Econômica Federal (você pode descobrir isso consultando o RH).
Para solicitar o empréstimo para negativados da Caixa com garantia do FGTS, basta usar o Internet Banking, um terminal de autoatendimento ou com o gerente da sua agência. Para quem não tem conta na Caixa, basta comparecer a uma agência para fazer a abertura da conta e a portabilidade do salário.
O Banco do Brasil também oferece empréstimo consignado para negativados. Mas, diferentemente da Caixa, não é possível usar o FGTS como garantia, já que o benefício trabalhista não é administrado pelo BB. Outra diferença é que para contratar este empréstimo não é necessário ter conta no Banco do Brasil.
Mas o que chama a atenção no empréstimo consignado do Banco do Brasil é a flexibilidade para pagamento. Primeiramente, é possível parcelar o valor em até 96 vezes (o dobro do prazo da Caixa). E a primeira parcela pode ser paga em 6 meses (180 dias) após a contratação. Isso é bom porque você pode organizar sua vida financeira em 6 meses para que consiga pagar tranquilamente.
As taxas de juros do empréstimo do BB também são baixas, e vale muito mais a pena do que outras modalidades de empréstimo para negativados que você encontrará por aí. Para você ter ideia, elas oscilam entre 1,77% a 1,94% para quem não é negativado, e entre 2,5% a 3,5% para os negativados. Entretanto, ao fazer a portabilidade do seu salário para o Banco do Brasil, é possível ao banco baixar ainda mais a taxa de juros.
Agora você deve estar se perguntando, mas o que garante a adimplência neste caso? Pois bem, apenas poderão contratar o empréstimo consignado do BB os funcionários de empresas vinculadas ao banco. Isso você poderá verificar junto ao RH da sua empresa.
Ademais, para contratar o empréstimo é necessário comprovar renda que cubra as prestações do empréstimo e ter mais de 18 anos. Além disso, você deve ter uma conta corrente em algum banco reconhecido pelo Banco Central. Pode ser qualquer banco, inclusive aonde você recebe o seu salário.
Para contratar o empréstimo, basta comparecer a uma agência do Banco do Brasil com sua carteira de trabalho, últimos três contracheques, RG, CPF e comprovante de residência. Além disso, você pode contratar o empréstimo pelo site do Banco do Brasil. Neste caso, você deve preencher o cadastro informando seus dados pessoais.
Em conclusão, qual vale mais a pena? Bom, depende muito de qual banco seu empregador tem vínculo, pois isso vai determinar se você pode conseguir ou não o empréstimo. Para além disso, ambos são opções vantajosas, ainda mais em um cenário de negativação, no qual você dificilmente conseguirá um empréstimo com juros baixos.
Conteúdo original Seu crédito Digital
A partir de hoje, quarta-feira, dia 05, os trabalhadores brasileiros já podem consultar informações relativas…
Com o início do ano, muitos indivíduos aproveitam para revisar suas finanças e estabelecer novas…
O Sport Club Corinthians Paulista, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil, anunciou…
Para se manter como Microempreendedor Individual (MEI) em 2025 é preciso entender as diversas regras…
Uma informação importante, mas que nem todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social…
A Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária (Dirbi) acaba de passar…