O saque-aniversário passou a ser uma alternativa para o trabalhador que precisa de um empréstimo e não tem nada para oferecer de garantia. Neste caso, será possível oferecer como garantia os valores que tem a receber no saque-aniversário, já que a instituição financeira não correrá o risco de levar um calote, pois, será debitado os valores nos anos seguintes, na data de aniversário do cliente, diretamente na conta mantida no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Cálculos realizados pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia, mostram que a redução dos juros de um empréstimo feito com o FGTS pode ser até 46% menos do que comparado à taxa de juros média do crédito pessoal livre em 2020.
Condições para ter acesso ao saque-aniversário
Para solicitar um empréstimo usando o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), basta aderir ao saque-aniversário que permite a antecipação do valor de até 3 (três) parcelas, que o trabalhador tem direito de sacar anualmente no mês do seu aniversário.
O valor total mínimo do empréstimo é de R$ 2.000,00. É necessário também que o valor de cada saque a ser antecipado seja igual ou maior que R$ 300,00.
Além disso, a data do crédito do último saque a ser antecipado não pode ultrapassar o limite de 999 dias, a contar da contratação do empréstimo.
O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente, conforme tabela abaixo:
Mas, para oferecer o saque-aniversário como garantia, o trabalhador não poderá ter empréstimos em atraso com a Caixa Econômica Federal.
Vantagens segundo a Caixa:
Rapidez e facilidade: acesso imediato ao recurso, sem esperar a data do Saque-Aniversário;
• Uma das menores taxas de juros em produtos de crédito comercial;
• Possibilidade de antecipação até 3 (três) parcelas anuais de Saque-Aniversário FGTS;
• Sem prestação mensal, assim você não compromete o seu orçamento mensal com pagamento de parcelas;
• O pagamento da dívida ocorre com o valor do seu Saque-Aniversário FGTS, na data da parcela anual prevista para a modalidade;
• Não há necessidade de aval, ou de avaliação de risco de crédito.
Como aderir ao saque-aniversário
Você pode aderir ao saque-aniversário através dos canais de atendimento da Caixa;
Site do FGTS na Caixa, fgts.caixa.gov.br; ou aplicativo do FGTS, que você pode baixar na loja de aplicativos do seu celular); ou no Internet Banking Caixa.
Fique atento, para ter direito a antecipação do saque-aniversário será necessário ter uma conta poupança ou conta-corrente. Neste caso, não será possível usar a conta da Poupança Social Digital.
Veja os bancos que aceitam o saque-aniversário como garantia de empréstimo:
- BMG
- C6 Consignado
- Sicredi
- Daycoval
- Banco do Brasil
- Inbursa
- J. Safra
- Banco Mercantil do Brasil
- Pan
- Caixa Econômica Federal
- Facta Financeira
- Fiducia Sociedade de Crédito
- Itaú Unibanco
- QI Sociedade de Crédito Direto
- UP.P Sociedade de Empréstimo entre Pessoas
Atenção: Cada banco estabelece suas próprias condições para a concessão do crédito, no que diz respeito aos valores, prazos e taxas de juros. Por isso, é necessário que você se informe e veja a condição de cada banco que aceita o saque-aniversário como garantia.