Empréstimos que variam de R$100 à R$300 poderão ser solicitados de forma rápida e sem burocracia, por meio do aplicativo Caixa Tem.
É o que garante a nova funcionalidade de microcrédito, seguros e cartões.
O serviço estará disponível através da plataforma que vem sendo utilizada principalmente, para o recebimento do auxílio emergencial.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, atualmente existem cerca de 90 milhões de poupanças digitais no país que foram criadas este ano e serão mantidas para uso dos beneficiários, mesmo após a pandemia.
A novidade pretende beneficiar os brasileiros de baixa renda e trabalhadores informais que possuem menor renda, sendo esta a base de clientes da instituição bancária.
O serviço de crédito, assim como os demais disponíveis na plataforma será gratuito e todo o processo será feito de maneira digital, sem precisar ir até uma agência.
Outros detalhes como taxas de juros e quando o serviço será lançado para todos os aplicativos ainda não foi disponibilizado.
Para as ofertas de seguros e cartões, a Caixa ainda está definindo como serão disponibilizados aos beneficiários.
Além disso, a gestora informou ainda que pretende oferecer por meio das contas digitais, o recebimento do programa social Bolsa Família.
Atualmente, o benefício é sacado apenas em casas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal.
O aplicativo Caixa Tem foi criado para facilitar o acesso dos beneficiários aos serviços sociais como o Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.
Desta forma, é possível realizar pagamentos como conta de água, luz, telefone e outros boletos, além de transferências de até R$600 por transação e R$1.200 por dia.
Também tem sido utilizado para outras transações bancárias por meio do cartão de débito virtual que é gerado através do aplicativo, o que facilita e incentiva a realização de compras via internet.
Além disso, para compras presenciais, os estabelecimentos comerciais tem disponibilizado o QR Code que se trata de um código de barras que é gerado na máquina de cartão.
Quem pode ter a Poupança Social Digital Caixa?
Atualmente, a abertura da poupança está liberada apenas para os beneficiários do auxílio emergencial, criado pelo Governo Federal devido à pandemia causada pela covid-19, conforme a Lei nº. 13.982.
Neste caso, a abertura da conta foi solicitadas por aqueles que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que tem direito à benefícios, mas que não possuem conta na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Aqueles que solicitaram o recebimento do FGTS Emergencial (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), também foram direcionados para a abertura da poupança digital.
Para isso, basta instalar o aplicativo em celular e informar o CPF.
Quais serviços são oferecidos?
Segundo informações da Caixa Econômica Federal, a poupança social digital não possui cobrança mensal para sua manutenção, para facilitar o acesso à todos os beneficiários que têm à disposição:
- Realização de até dois saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas;
- Realização de três transferências por mês, para conta de depósitos para outros bancos;
- Realização ilimitada de transferências para contas da Caixa;
- Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
- Realização de consultas por meio digital, site ou aplicativos disponibilizados pela Caixa.
As movimentações que ultrapassem os serviços básicos são cobradas conforme Tabela de Tarifas vigente.
Por: Samara Arruda