Será que sabemos exatamente o que significa ou a diferença entre um endereço fiscal e um endereço virtual? Muitos confundem esses dois conceitos.
No entanto eles se diferem bastante, onde um deles é fundamental a todos os negócios formais e o outro vai depender do tipo de empresa ou profissional.
Nesse artigo deixaremos essa questão bem clara.
Vamos lá.
Ao abrir uma empresa, é preciso registrar um endereço para efetivar sua existência física e jurídica diante dos órgãos responsáveis.
Esse endereço aparecerá em todos os documentos oficiais, especialmente os da Receita Federal e Junta Comercial, tais como o cartão do CNPJ e Inscrição Estadual, nas notas fiscais, contratos e tudo mais que se faz necessário ao funcionamento de uma empresa.
Esse endereço pode ou não ser o endereço onde sua empresa efetivamente funcionará.
Para tanto, deve-se levar em conta as permissões que a empresa precisará para exercer sua atividade, como por exemplo, se é comércio ou não, se a empresa precisa ter um estoque ou de um espaço físico para atender seus clientes.
O empresário precisa pensar no seu endereço de trabalho, ou seja, onde vai estruturar seu negócio, caso ele precise de local fixo, seja porta aberta ou fechada, em outras palavras, comércio ou escritório.
No entanto, também existe um segmento de empresários ou profissionais liberais, que possuem CNPJ, mas que não precisam ter um local próprio, exclusivo ou fixo.
Atualmente para abrir uma empresa, não é necessário abrir um ponto comercial somente para regularizar seu negócio.
Ele pode fazer o registro usando um endereço fiscal que é considerado totalmente legal para empresas prestadoras de serviço.
Esse tipo de serviço, é oferecido por espaços como Coworking e Escritórios Virtuais.
Portanto, endereço virtual nada mais é que a opção de usar um coworking e nele mesmo hospedar o endereço fiscal.
Alguma das vantagens que o serviço de endereço fiscal oferece para quem quer legalizar o seu negócio, e ainda não dispõe de um endereço físico para o seu empreendimento:
Não são todas as empresas e nem todas as atividades que podem utilizar um escritório virtual.
E também, nem todos os estados permitem que as empresas que precisam de inscrição estadual usem endereço compartilhado como domicílio fiscal.
Além disso, algumas atividades precisam de instalações de equipamentos grandes, de estoques, alvarás específicos que não conseguem autorização de registro.
Mas, para quem tem essa possibilidade, vale muito a pena.
É uma opção que vem sendo adotada cada vez mais, bem como a oferta de espaços especializados também cresce em todo país.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Fonte: Facilite
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…