Negócios

Endomarketing: saiba a importância e estratégias para aplicar

Quando pensamos em estratégias de marketing logo destinamos as ideias para impactar quem está fora da empresa, especificamente o cliente. 

Porém, o que muita gente não sabe é que o marketing também pode ser aplicado aos funcionários e colaboradores. Parece loucura, né? Pois é, diversas empresas utilizam essas ações para garantir um ambiente saudável e produtivo. 

Afinal, o elemento fundamental para gerar resultados, credibilidade e posicionamento da marca no mercado certamente é o colaborador. 

Aliás, quem não gostaria de trabalhar em um ambiente que proporciona motivação e confortabilidade? Parece até um sonho, não é? O endomarketing foca justamente na realização coletiva. 

Não basta apenas atrair clientes para o seu negócio, é imprescindível criar um ambiente que permita que o funcionário se sinta à vontade para realizar as suas tarefas.

Pode não parecer, mas usar o endomarketing pode gerar muitos benefícios, desde a motivação do colaborador a retenção de lucro. 

O que é endomarketing?

Endomarketing, como o próprio nome supõe, é o conjunto de ações de marketing voltadas ao ambiente interno. Resumidamente, são ações que visam melhorar a relação, o bem-estar e a imagem da empresa quanto aos funcionários. 

Nesse caso, o público-alvo da empresa são os próprios colaboradores, bem legal não é? O endomarketing busca analisar o nível de satisfação dos funcionários, motivá-los e promover conforto no ambiente de trabalho. 

Além disso, essa estratégia tem como objetivo diminuir a rotatividade dos funcionários, aumentar a produtividade e atender as necessidades de cada perfil. 

Geralmente, essas ações são desenvolvidas em conjunto pelo RH e o departamento de marketing de cada empresa. A gestão de Recursos Humanos busca entender as necessidades, analisar os problemas organizacionais e pensar no que precisa ser superado por cada colaborador. 

Pensa na produção de resina epóxi ou máquina de fusão de fibra, se o colaborador não estiver satisfeito, a produtividade vai diminuir, ocasionando na diminuição do lucro e menor satisfação do cliente. É nesse momento que o RH define as causas dessa insatisfação. 

Após isso, esses pontos são repassados para equipe de marketing e nesse momento as estratégias são elaboradas de acordo com cada colaborador. 

Pensando nisso, vamos destacar algumas estratégias que podem promover o endomarketing na sua empresa. Acompanhe!

Quais são as melhores ações do endomarketing para utilizar?

Para que você possa implementar o endomarketing de uma vez por todas, separamos algumas ações que podem te auxiliar. Vamos lá?

Faça pesquisas com colaboradores

Como destacamos anteriormente, saber o que os funcionários estão pensando sobre a empresa é fundamental, né? Por isso, faça algumas pesquisas internas e sempre busque um feedback por parte dos profissionais. 

Relação interna

Para alcançar o seu objetivo com o cliente é importante corrigir possíveis falhas durante esse processo. Por isso, fortaleça a relação dos colaboradores com a empresa e estabeleça uma comunicação direta entre eles. 

Dessa forma, a produtividade tende a aumentar, com menos trabalho e mais liberdade entre os setores. 

Invista em desenvolvimento

Para que o profissional desenvolva suas atividades com eficiência, é importante que ele se sinta parte da empresa. Por isso, promova ações integradas, como: palestras, treinamentos e workshops. 

Além disso, forneça o equipamento de proteção individual para cada colaborador. Isso fará com que ele perceba que a organização se preocupa com a sua saúde e bem-estar.

Qual a importância do endomarketing?

Um dos principais – talvez o maior – benefício em implementar essas estratégias é a motivação do seu funcionário. Se o profissional estiver motivado, a tendência é que a produtividade aumente e a qualidade melhore. 

Além disso, se o profissional se sente confortável com o ambiente, automaticamente ele vai falar bem da empresa com seu grupo de amigos, família e colegas. Assim, a empresa terá uma imagem positiva e será o sonho de emprego de muita gente!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago