Chamadas

Enem 2021: quem não fez a prova terá uma nova chance

Os resultados do Enem 2021 vão ser liberados pelo Inep, no dia 11 de fevereiro de 2022. Mas você poderá acessar os gabaritos a partir desta quarta-feira (1°). Devido a pandemia, o Enem teve aplicação de suas provas no mesmo ano. Em janeiro ocorreram as provas referentes a 2020, que tinham sido canceladas devido a Covid-19. E agora em novembro foi realizada a edição de 2021.

Os resultados do Enem servem de base para o Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Para quem não concluiu o ensino médio e fez a prova do Enem, só terá acesso ao resultado em abril do ano que vem.

A primeira prova do Enem 2021, foi aplicada no dia 21 de novembro, tendo 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e redação. Já no dia 28 de novembro, os candidatos fizeram as provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Danilo Dupas, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), disse nesta segunda-feira (29), que o Enem 2021 obteve 70,1% de presença dos inscritos. Para quem não conseguiu fazer a prova por motivos técnicos e logísticos poderá fazer o pedido de replicação do Enem 2021.

Outro dado divulgado por ele, foi o número de locais onde foram aplicadas as provas impressas, sendo um total de 11.074 de 1.747 municípios. Já o Enem Digital teve uma procura menor, somente 17 mil pessoas optaram pela modalidade. Sendo assim, foram 831 locais e 99 municípios em que a prova foi feita pelo computador.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil.

Quem perdeu a prova vai ter uma nova chance?

Quem perdeu a prova por algum motivo ainda vai ter uma chance, para isso, basta justificar os motivos porque não compareceu no dia da aplicação. O prazo final para você justificar a ausência termina nesta sexta-feira (3).

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

2 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago