O período final para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 se encerra às 23h59 desta sexta-feira, dia 14. Além disso, o prazo para realizar o pagamento da taxa de inscrição foi estendido, devendo agora ser concluído até o dia 19 de junho.
Embora o prazo inicial para inscrições fosse até a sexta-feira da semana passada, dia 7, houve uma extensão desse período com o objetivo de permitir que um número maior de estudantes pudesse se inscrever no exame, conforme explicado pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
Isenção
Dos participantes registrados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, mais da metade, especificamente 2.731.757 inscritos, não precisará efetuar o pagamento da taxa de inscrição devido à aprovação de suas solicitações de isenção. Entre os inscritos, os estudantes que estão concluindo o ensino médio neste ano, denominados concluintes, somam 1.655.721.
Deste total de concluintes, 1.330.364 tiveram suas inscrições isentas de taxa, enquanto os restantes 325.357 terão que realizar o pagamento da mesma.
Aqueles participantes do Enem 2024 que não obtiveram a isenção devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, até a próxima quarta-feira, dia 19 de junho, atentando-se aos horários de processamento bancário. O pagamento deve ser realizado por meio do boleto bancário emitido pelo Banco do Brasil, o qual pode ser obtido pelo inscrito após entrar no sistema do exame através do Login Único do Gov.br.
Leia Também: Estudantes podem se candidatar a vagas remanescentes do Fies
Como faço para gerar o boleto de pagamento?
Para gerar o boleto de pagamento do Enem, siga estes passos:
- Acesse o sistema do Enem com seu Login Único do Gov.br.
- Na área do participante, localize a seção de pagamentos ou a opção para gerar o boleto.
- Siga as instruções para imprimir ou salvar o boleto.
- Realize o pagamento até a data limite, considerando os horários de compensação bancária.
Lembre-se de verificar se todos os dados estão corretos antes de finalizar o processo.