Após várias mudanças no cronograma, o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, acontece no próximo domingo (18). Ele é o maior da história do país em relação ao número de inscritos, que ultrapassou dois milhões de candidatos. Isso acontece porque, pela primeira vez, uma seleção reúne mais de seis mil vagas para 21 órgãos federais, com aplicações de prova em todo o país.
São 3.647 locais de provas, em 72.041 salas para aplicação do exame ao longo do país. Além disso, 94,6% dos candidatos têm o endereço de aplicação em até 100 km de distância de onde residem.
Não é permitido alterar a cidade para a realização do exame desde o dia 9 de fevereiro. Candidatos que necessitam solicitar correções no cartão de confirmação devem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, pelo telefone 0800 701 2028.
Durante a prova, os candidatos irão receber duas folhas que poderão ser levadas para casa. Elas servem para anotar as alternativas que irão colocar nas provas.
A medida faz parte de um acordo em ação civil pública, da Defensoria Pública da União. Anteriormente, estava proibido que os candidatos pudessem levar qualquer tipo de anotação.
Uma das folhas será para as provas que serão realizadas no período da manhã, e a outra, à tarde. Uma espécie de “rascunho” do cartão de respostas, elas têm o número exato de questões de cada turno.
Leia também: Prouni: pré-selecionados devem apresentar documentação até dia 14
O certame ocorre neste domingo, dia 18, em 228 municípios brasileiros, conforme a opção no momento da inscrição.
O Governo Federal, em parceria com a banca organizadora do concurso, a Fundação Cesgranrio, trabalhou para que os locais de prova fossem mantidos. Todavia, no Rio Grande do Sul, por exemplo, seis locais sofreram alterações em função dos danos provocados pelas enchentes, sendo quatro escolas na Região Metropolitana de Porta Alegre e duas em Santa Maria.
Por isso, é importante entrar na página do concurso para confirmar todas as informações.
Os candidatos realizarão as provas no dia 18 de agosto, tanto no turno da manhã como no turno da tarde. Veja os horários a seguir:
Turno da manhã
Abertura dos portões: 7h30
Fechamento dos portões: 8h30
Início da aplicação: 9h
Duração da prova: 2h30
Término da aplicação: 11h30
Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 12h30
Turno da tarde
Abertura dos portões: 13h
Fechamento dos portões: 14h
Início da aplicação: 14h30
Duração da prova: 3h30
Término da aplicação: 18h
Término da aplicação para candidatos que necessitem de tempo adicional para realização das provas e tenham solicitado no ato da inscrição: 19h.
No dia das provas, os candidatos do Concurso Nacional Unificado deverão levar:
o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) impresso, se for possível;
um documento de identidade original com foto; e
caneta preta, fabricada em material transparente.
Documentos digitais serão aceitos. O participante deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, que acontecerá na entrada da sua sala.
Por esse motivo, é importante que já tenha o aplicativo baixado no celular. O aplicativo pode ser acessado mesmo sem internet.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…