A energia solar vem se tornado cada vez mais presente nas residências brasileiras. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apenas nos primeiros três meses de 2023, o país adicionou 8GW (gigawatts) à capacidade de produção de energia solar e as placas solares residenciais são as grandes responsáveis pelo aumento no uso da energia limpa.
Ainda que os números tragam notícias muito positivas para a produção elétrica brasileira, ainda há um longo caminho pela frente. Das quase 100 milhões de unidades que utilizam energia elétrica no país, apenas 2 milhões usam painéis solares fotovoltaicos. Estes dados significam que apenas 2,9% são alimentados pela energia coletada através do Sol.
Leia também: Brasil acelera em energia solar e vira 8º maior país no ranking mundial da fonte
Além dos impactos ambientais positivos da energia solar — por isso chamada também de energia limpa —, os painéis fotovoltaicos residenciais colaboram para a economia nas contas familiares a longo prazo. Após o investimento inicial, a redução significativa das contas elétricas chamam a atenção.
A produção de energia solar fotovoltaica refere-se à conversão direta da irradiação solar em energia elétrica por meio de equipamentos desenvolvidos especificamente para este processo, chamados de módulos fotovoltaicos, painéis ou placas solares.
Leia também: Quais As Regras Da Aneel Sobre Micro E Minigeração De Energia?
Este processo apenas ocorre a partir do chamado efeito fotovoltaico, que consiste na criação de uma tensão elétrica em um material semicondutor presente na composição dos módulos.
Ainda que não pareça, a instalação do sistema responsável por transformar a luz solar em energia é bastante simples, quando realizada por uma equipe especializada. O procedimento envolve, primeiramente, uma visita técnica dos profissionais para elaboração do projeto elétrico da residência e formalização do orçamento.
O projeto de instalação da energia solar é um passo importante para o funcionamento do sistema. As placas são, comumente, instaladas nos telhados da residência, o que garante que elas obtenham máxima exposição à radiação solar e, além disso, não ocupam grandes espaços úteis.
Após a instalação pela equipe especializada, é importante que as manutenções sejam realizadas regularmente a cada ano para evitar queda na produção de energia ou perda da vida útil das placas. A manutenção é simples e de baixo custo, consistindo apenas na limpeza dos módulos solares com um pano ou com água para retirada de impurezas que se acumulam com o tempo.
O que se espera com a popularização do uso de placas fotovoltaicas é que a energia solar esteja cada vez mais presente em locais residenciais e comerciais. Atualmente, também por conta do crescimento da procura deste serviço, existem diversas opções no mercado e bastante conteúdo a ser estudado.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…