Investimentos

Enoturismo está em crescimento; saiba como investir

O enoturismo vem se consolidando como um potencial para aumentar a renda de empresas ou de famílias agricultoras. Seja visitando grandes vinícolas, que produzem vinho para consumo interno e para exportação, ou em vinícolas menores, em que a produção é voltada ao consumo local, cada vez mais pessoas se interessam por esses roteiros.

Leia também: Tomar Um Copo De Vinho Tinto Após Um Dia Difícil Realmente Alivia O Estresse E A Ansiedade, Dizem Cientistas

No Brasil, diversos estados já começaram a produzir vinhos. No passado, havia um preconceito de que a bebida se adaptava melhor a regiões mais frias, como acontece na Argentina e no Chile. Porém, o sucesso dos vinhos na África do Sul e na Califórnia, nos EUA, mostrou que locais quentes também têm chances no mercado.

Com o maior investimento na produção de vinhos, o setor consegue também aproveitar o enoturismo. Confira abaixo algumas dicas para investir no setor.

Leia também: PF Apreende Mais De Nove Mil Garrafas De Vinho Contrabandeado

Pesquise bastante

Assim como em qualquer empreendimento, é necessário conhecer bem o mercado em que se deseja atuar, a fim de evitar prejuízos por erros ingênuos. Fazer uma pesquisa sobre o enoturismo na região em que se pretende investir é uma maneira de tornar o investimento mais seguro.

Procure saber quais são as principais vinícolas, restaurantes e hotéis que oferecem essa modalidade de turismo e também qual é o seu público-alvo e quais são suas preferências.

Imagem: KamranAydinov / freepik

O enoturismo conta com diferentes tipos de viajantes: os que buscam uma experiência luxuosa e aqueles que buscam algo mais casual e divertido, apenas para apreciar as bebidas ou para conhecer sabores especiais. Por isso, é muito importante deixar claro em qual segmento quer seguir.

Faça parcerias e trabalhe com os melhores

Quer garantir a melhor experiência no enoturismo? Procure trabalhar com profissionais capacitados e experientes. Os clientes mais exigentes sentirão a diferença e irão avaliar o seu serviço com notas ainda melhores.

Entre os profissionais que podem ajudar o negócio estão guias turísticos, sommeliers, chefs de cozinha e outros trabalhadores que agregam valor a esse tipo de serviço.

Além disso, para garantir a experiência mais completa, busque parcerias com vinícolas, restaurantes, hotéis e outros negócios locais que tornem a experiência que se deseja oferecer ainda mais completa e satisfatória. Se a vinícola não possui um vinho malbec, por exemplo, procure por rótulos bem avaliados para oferecer aos seus clientes.

O mesmo serve para espumantes, vinhos rosé ou brancos, especialmente se planeja ter um restaurante com cardápio bem diversificado.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago