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Entenda a LGPD sob a perspectiva dos consumidores

Pouco mais de um mês após a entrada em vigor da nova lei de proteção de dados (LGPD), no último dia 17 de setembro, quase dois terços dos (61%) dos consumidores ainda desconhecem a nova norma.

É o que aponta pesquisa da plataforma de busca e comparação de softwares Capterra, empresa que pertence à Gartner.

Os dados não surpreendem levando em consideração o nível de desconhecimento das próprias empresas sobre o tema: em março, apenas seis meses antes da entrada em vigor do texto, um quarto das pequenas e médias empresas (PMEs) afirmavam não conhecer a LGPD, segundo outro levantamento do Capterra.

Apesar de pouco familiarizados com a lei, a maioria dos entrevistados acreditam que a aplicação de novas regras para as empresas coletarem e tratarem dados pessoais dos usuários como nome, RG e CPF será complicada.

Para 72% dos entrevistados, as empresas não estão totalmente preparadas para atender as demandas dos consumidores com relação aos seus dados previstas na lei. 

Entre as obrigações das empresas estão a de confirmar aos usuários que seus dados estão sendo tratados, facilitar o acesso e permitir a eliminação das informações em suas mãos. 

Consumidores confiantes no aumento da conscientização

A nova lei, porém, traz otimismo com relação ao comportamento tantos das empresas como dos consumidores com respeito ao tema. 

Para 73% dos entrevistados, os consumidores brasileiros passarão a se preocupar mais com a manipulação dos seus dados pelas empresas com a entrada em vigor da nova lei. 

Um número ainda maior (84%) acredita que as empresas passarão a manipular os dados com mais responsabilidade com a chegada da LGPD.

“Os números da pesquisa evidenciam um consumidor ainda pouco atento ao valor dos dados que fornece às empresas.

Quando introduzidos aos conceitos da LGPD, no entanto, os entrevistados se mostram interessados em cuidar e vigiar mais de perto as informações que fornecem”, destaca Lucca Rossi, analista responsável pela pesquisa. 

Hoje, a preocupação dos consumidores com o tema é baixa, aponta o estudo: apenas 29% dos entrevistados afirmam já ter entrado em contato com alguma empresa por temas relacionados aos seus dados pessoais, a grande maioria antes da entrada em vigor da lei. 

A maioria destes, no entanto, acreditam que passarão a fazê-lo com mais frequência levando em conta a existência da LGPD.

Fonte: Capterra

Wesley Carrijo

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