Negócios

Entenda as diferenças entre auditoria e inspeção corporativa

As inspeções de segurança e as auditorias são processos recorrentes no ambiente corporativo, sendo necessário realizá-los de tempos em tempos para evitar problemas legais. Ainda que sejam importantes, até hoje é comum encontrar empresas que acabam confundindo os procedimentos e acreditam que se trata da mesma obrigação, deixando de realizar um ou outro. Esse tipo de equívoco deve ser evitado, pois são atividades com propósitos diferentes.

Leia também: Quais As Diferenças Entre Auditoria Fiscal E Tributária?

A inspeção de segurança precisa ser realizada periodicamente para garantir que o ambiente de trabalho e todos os seus elementos proporcionem segurança aos colaboradores. É uma das formas mais básicas de evitar acidentes e costuma ser feita tanto internamente quanto com inspetores externos, que são sempre profissionais com qualificações em Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Trata-se de uma verificação completa, incluindo todos os setores da empresa à procura de possíveis riscos.

Leia também: Due Diligence: Conheça O Processo Que Vai Muito Além De Uma Auditoria

Imagem por @andreas / freepik

Já as auditorias são um processo um pouco mais abrangente, podendo ser dividido em diversas categorias. Enquanto a inspeção de segurança avalia se a empresa está prezando pela saúde e pelo bem-estar dos seus colaboradores, a auditoria é realizada visando garantir que todas as atividades praticadas dentro do ambiente corporativo estão de acordo com os parâmetros estabelecidos previamente. É uma espécie de controle de qualidade, cujo principal objetivo é eliminar falhas e melhorar a produtividade.

A auditoria costuma ser classificada em sete categorias, cada uma direcionada para um setor ou aspecto diferente da empresa: contábil, financeira, fiscal e tributária, operacional, sistemas, ambiental e de qualidade. Apesar de cada um estar encarregado de atividades diferentes, o baixo desempenho de um setor acaba afetando os demais, então esse processo serve justamente para garantir que toda a operação esteja se desenrolando como o esperado.

Diante disso, podemos distinguir os dois processos com mais facilidade e concluir que não se tratam de um único procedimento. Geralmente, as inspeções de segurança são realizadas de três a quatro vezes ao ano, podendo até mesmo aumentar a frequência, caso a gestão ache necessário. Já as auditorias acontecem em média duas vezes anualmente, dependendo do tamanho da empresa e do setor em que atua.É válido reforçar que nem todo inspetor pode realizar auditorias, sendo necessários cursos e qualificações específicas para isso. Outro ponto importante é sempre manter as informações dos colaboradores atualizadas no eSocial, portal do governo utilizado para registrar e garantir que as corporações estejam seguindo os direitos trabalhistas. Dessa forma, é possível provar que a empresa está cumprindo com todas as suas obrigações legais.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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