O ato de cortar ou reduzir o salário de um colaborador normalmente é realizado quando a empresa enfrenta momentos de dificuldades e precisa fazer economias por um determinado período.
Sendo assim, o corte ou redução, seja ele permanente ou temporário pode não ser acompanhado pela redução nas responsabilidades, ressaltando que determinados cortes de pagamento também atingem os aumentos, bônus e demais benefícios aos quais o funcionário normalmente tem direito.
Em que circunstância o empregador pode reduzir o salário do empregado?
Para colocar esta decisão em prática, é essencial que o empregador apresente um motivo sólido para reduzir tanto o salário quanto as horas de serviço, fator que é previsto pela legislação por meio do Artigo 403 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2019/03/salario.jpg)
Portanto, a empresa está autorizada a reduzir o pagamento somente mediante força maior, como no caso das medidas adotadas em decorrência da pandemia da Covid-19.
O empregador deixa de pagar impostos ao cortar o salário?
Mesmo diante do corte de salários, os colaboradores da empresa não ficam isentos de pagar os descontos que incidem sobre a folha de pagamento, como o INSS e IRPF, entre outros.
Sendo assim, a Previdência Privada, consignados, planos de saúde, entre outros benefícios da empresa continuam a ser descontados do salário.
Qual o limite de corte no salário do funcionário?
Na situação do funcionário sem proteção alguma mediante acordo de negociação ou contrato de trabalho, o limite de corte no salário é de 25%.
Vale ressaltar que esta medida não pode ser aplicada sem que o funcionário seja previamente comunicado, do contrário, tal prática será vista como quebra de contrato sujeita a processos trabalhistas.
Por fim, vale dizer que os cortes salariais são legais, desde que não sejam feitos de maneira discriminatória, ou seja, devido a raça, sexo, religião ou idade.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por Laura Alvarenga