Os microempreendedores individuais não podem ser cobrados pela prefeitura sobre nenhum tipo de taxa, não estamos dizendo que o MEI não deva estar atento a algumas regras.
Acompanhe nossa matéria e fique por dentro deste assunto.
Você que tem um negócio, sabe que a formalização do MEI é feita de maneira bem simples e rápida, além de ser possível fazer este processo online e de forma gratuita.
Podendo ser efetuado tanto pelo Portal do Empreendedor e até mesmo na plataforma dá dicas MEI (https://formalização.dicasmei.com.br)
Ressaltando o que já mencionamos acima, de acordo com a Lei Complementar 123/2006, o município não pode cobrar taxas extras para o microempreendedor.
Mas como já falamos é necessário que o microempreendedor individual esteja atento a algumas regras dentro da legislação da cidade em que o mesmo atua.
Esta é uma pesquisa gratuita que é feita na Prefeitura, o objetivo é verificar se o endereço ou o local que o empreendedor deseja para montar sua empresa e se é permitido para instalação das atividades.
Este tipo de consulta pode ocorrer através do próprio site da prefeitura.
No ano passado, houve uma resolução do comitê para gestão de Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), que permitiu que os microempreendedores fossem dispensados da obtenção de alvarás e licenças de funcionamento.
O objetivo desta medida é simplificar a abertura e o funcionamento de pequenos negócios no Brasil.
Feito a inscrição, o MEI deve concordar com os termos, portanto o empreendedor não precisa aguardar a visita dos agentes públicos para abrir a empresa.
Porém mesmo com a dispensa do documento, o MEI tem a obrigação de cumprir os aspectos:
Esta norma que foi estabelecida, também inclui os empreendedores que já são formalizados antes do dia 01/09/2020, que tem o hábito de renovar o alvará anualmente.
Portanto é necessário realizar a atualização no cadastro no Portal do Empreendedor e também segue o mesmo procedimento, concordar com o termo de ciência e responsabilidade e dispensa de alvará de licença de funcionamento.
Logo o documento que comprova que a sua empresa está aberta, será emitido eletronicamente.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Laís Oliveira
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…