Categories: ChamadasFique Sabendo

Entenda como funciona a Lei de incentivo fiscal para empresas

Toda empresa é encarregada de pagar periodicamente taxas, impostos, contribuições e outras formas de tributo. Isso faz parte das tarefas da contabilidade do seu negócio. Porém, o que muitos não sabem que é esse dinheiro pode ser usado para engajar projetos culturais ou esportivos por meio da lei de incentivo fiscal.

Esse investimento pode gerar uma integração nos setores de marketing e financeiro, para que os profissionais dessas áreas possam estudar melhor as propostas de cada projeto e escolher aqueles que estejam mais alinhados com as virtudes da sua empresa.

Para isso, você vai conhecer neste artigo um pouco mais sobre essa lei, como ela funciona no país e, ainda, vamos mostrar algumas das principais leis de incentivo fiscal no país. Boa leitura!

O conhecimento sobre essas leis

Com a lei de incentivo fiscal, sua empresa pode escolher para onde pode ser encaminhado o dinheiro que é pago com tributos. Isso não quer dizer que o seu negócio passará a ter valores reduzidos em seus pagamentos, é apenas uma forma de capitalizar e enriquecer a imagem da marca diante dos seus consumidores.

Nesse sentido, se a sua empresa paga alguns desses impostos, ela estará apta a fazer uso das leis de incentivo:

  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).

Também existem outras taxas como o Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL), que aumentam a sua oportunidade de incentivar projetos.

As principais leis de incentivo

Como falamos no início do artigo, é de total responsabilidade da empresa conhecer melhor os projetos que desejam incentivar. O relacionamento com seus stakeholders pode trazer informações preciosas, possibilitando que você obtenha um maior conhecimento da área que deseja incentivar para uma melhor tomada de decisão.

A Lei Rouanet é uma das mais conhecidas e desde 1991, quando foi estabelecida, colabora para que peças de teatro, filmes, musicais e shows tenham seus projetos aprovados. Também existe a Lei do Audiovisual, que é parecida com a anterior, mas ela destinada para filmes, documentários e demais conteúdos nesse formato.

Existem também o Pronas, que captam recursos em apoio às pessoas com deficiência; e a Lei de Incentivo ao Esporte, que ajuda na construção e reforma de estádios, bem como na compra de materiais, alimentos e na realização de eventos dessa natureza.

Como você percebeu, existem diversas leis que sua empresa pode ajudar, podendo contribuir para a realização dos sonhos de muitos profissionais e usar o dinheiro despendido em tributos para um bom propósito. A lei de incentivo fiscal é uma alternativa para o seu negócio apostar naquilo que ele acredita com foco no seu crescimento.

Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo original MGAuditcont

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Imposto de Renda: Veja quem vai receber restituição em 2025

Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…

41 minutos ago

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

2 horas ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

12 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

13 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

14 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

16 horas ago