Chamadas

Entenda como o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) funciona

Quem trabalha com exportação precisa ter uma boa estrutura logística e financeira.

Em regra, os produtos são enviados ao comprador, mas apenas são quitados quando eles chegam ao destino.

Uma vez que os prazos de envio para outros países podem ser extensos, a empresa pode ter dificuldades com a parte financeira, precisando antecipar recebíveis.

É aqui que o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) se torna importante.

Essa é uma modalidade de crédito, em que o banco antecipa parte ou o total do valor que a empresa receberia apenas na entrega do produto.

Contudo, é preciso entender como ele funciona, além dos prós e dos contras, para definir se essa alternativa é realmente interessante para o seu negócio.

Para ajudar nessa decisão, preparamos este conteúdo esclarecendo como funciona o ACC e as principais dúvidas sobre o assunto.

Boa leitura!

Como funciona Adiantamento sobre Contrato de Câmbio?

O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é uma operação de crédito contratada com instituições financeiras autorizadas para atuar no mercado cambial e antecipar o pagamento de negócios relacionados à exportação.

A antecipação dos valores é feita em moeda nacional considerando o valor da venda feita em moeda estrangeira, com conversão feita pela taxa de câmbio do dia da contratação do ACC.

O contrato é elaborado com base na obrigação assumida pelo exportador em enviar determinada mercadoria ou entregar um serviço específico no exterior, a fim de evitar que essa operação seja usada para outras finalidades pela empresa contratante.

Assim, ele é feito durante a fase de produção ou pré-embarque da mercadoria, antecipando o recebimento de valores para que seja possível reinvestir na empresa.

Caso aconteça na etapa de comercialização ou pós-embarque, é preciso optar por outro tipo de contrato: o adiantamento sobre cambiais entregues (ACE).

Quais são as vantagens do ACC?

O contrato de adiantamento traz diversos benefícios para as empresas, principalmente as de pequeno e médio porte que estão em processo de expansão das atividades.

Veja quais são!

Recebimento antecipado

O principal atrativo do Adiantamento sobre Contrato de Câmbio é que ele permite antecipar até 100% do valor referente à exportação, como se a empresa recebesse o pagamento à vista, garantindo o acesso à capital de giro para a manutenção do negócio.

Proteção contra variação cambial

Como o adiantamento fixa a taxa de câmbio do dia da contratação, isso ajuda a proteger o contratante das variações cambiais que podem prejudicar o total recebido em caso  de queda.

Taxas reduzidas

O ACC tem taxas de juros menores do que as ofertadas em outras operações de crédito, considerando a média do mercado brasileiro.

Isso acontece porque ela segue os valores praticados no exterior, que são mais vantajosos.

Também não são aplicados tributos bancários, como o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Quais são as desvantagens do adiantamento?

Apesar das vantagens, também existem algumas desvantagens que devem ser avaliadas antes de contar com o ACC para evitar imprevistos.

Conheça as principais!

Adiantamento sobre Contrato de Câmbio

Limitação do prazo

O contratante precisa observar o prazo máximo de 360 dias, contados da data de contratação até a fatura do serviço ou conhecimento do embarque, além de um prazo de 750 dias entre a contratação e a liquidação do valor.

Devido à pandemia de Covid-19, o Banco Central (Bacen) emitiu a Circular n.º 4.002/2020 que alterou o prazo entre a data de embarque e a liquidação do contrato de câmbio para 1.500 dias.

O descumprimento do prazo para embarque do produto gera a obrigação de quitar todo o valor do ACC, com multa, correção monetária, diferenças cambiais e outros encargos previstos no contrato.

Análise de crédito

Esse tipo de contrato não conta com garantias externas, então é feito baseado unicamente na confiabilidade da empresa solicitante que é avaliada por uma análise de crédito feita pela instituição financeira.

Por isso, nem sempre é possível aproveitar essa operação de crédito.

O que é ACC indireto?

Adiantamento sobre Contrato de Câmbio indireto acontece quando a pessoa que busca o crédito não é o exportador, mas uma empresa que participe do processo produtivo, como um fabricante de insumos e outros fornecedores.

Dessa maneira, eles também conseguem adiantar a receita e aproveitar os benefícios gerados pela ACC.

Para isso, a empresa exportadora deve emitir uma declaração informando que os insumos serão utilizados na exportação, além dos produtos que serão enviados para o exterior e os seus valores.

Como receber os pagamentos do exterior?

Quem conta com negócios realizados no exterior precisa ter boas alternativas para receber os pagamentos devidos.

Com a necessidade de converter a moeda e encaminhar o dinheiro de outros países, é necessário arcar com algumas taxas.

Os custos variam de acordo com a modalidade de pagamento escolhida e as instituições responsáveis, porém, de modo geral, os bancos cobram altos valores para intermediar essas transações.

Assim, é fundamental conhecer as alternativas existentes no mercado, como as plataformas especializadas em transferências internacionais.

A Remessa Online, por exemplo, permite que você envie e receba valores do exterior, oferecendo as melhores taxas do mercado nas transações.

Na página inicial é possível simular o valor a ser enviado ou recebido, considerando a moeda de origem e destino, além de observar as taxas.

Os custos são:

  • conversão da moeda pelo câmbio comercial do momento da transação;
  • taxa fixa de 1,3% do total transferido;
  • IOF de 0,38% nas transferências entre terceiros;
  • tarifa de R$ 5,90 apenas se a transação for inferior a R$ 2.500.

A utilização da plataforma é simples e intuitiva, facilitando a realização de todo o processo.

Após o pagamento feito pelo cliente, você receberá o dinheiro em sua conta no Brasil em até 2 dias úteis.

Então, este post esclareceu como funciona o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC)? Conhecendo essa operação, esperamos que você tenha mais facilidade para planejar as exportações e consiga manter um bom fluxo de caixa na sua empresa.

Se você quer saber mais sobre como garantir as melhores condições nas transações internacionais, acesse o site da Remessa Online e descubra as vantagens da plataforma!

Wesley Carrijo

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

41 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago