Fique Sabendo

Entenda como você pode conseguir 100% de bolsa de estudo do Prouni

O Governo Federal criou o Programa Universidade para Todos (Prouni) com a intenção de fornecer bolsa de estudo, parcial ou integral, em instituições particulares aos estudantes de todo o Brasil.

O critério para fornecer a bolsa de estudos, é a nota do Enem para selecionar os estudantes contemplados. Recentemente o Prouni ofereceu 90 mil bolsas de estudo.

Critérios para participar do Prouni

Para conseguir a bolsa, o estudante dever seguir requisitos, um deles é não possuir diploma de nível superior. Outra exigência é que ele tenha participado da última edição do Enem e não pode ter zerado a redação, nem ter alcançado média inferior a 450 pontos.

Como ter uma bolsa integral

Será necessário para obter a bolsas integrais de estudo será preciso que o estudante precisa atender a alguns critérios:

  • Renda bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa.
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública, ou ser pessoa portadora de deficiência, ou ser professor da rede pública de ensino (professores podem concorrer apenas às bolsas dos cursos de licenciatura).

Como calcular a renda familiar?

Sempre ouvimos falar em renda bruta familiar. Mas, na verdade, nem sabemos fazer o cálculo para saber qual é a nossa renda. Existe alguns passos para você realizar o cálculo:

Faça a soma da renda bruta (aquele valor que conta no contracheque sem os descontos do INSS, imposto de renda, entre outros) de todos os membros da família que residem na mesma casa.

Pegue o valor obtido e divida pela quantidade de pessoas que moram na mesma casa.
O valor obtido é a renda bruta.

Concursos, vestibulares e o Enem fazem uso dessa renda para oferecer isenção nas taxas de inscrição, cotas ou bolsas (como é o caso do Enem).

Fique atento para as inscrições para o Prouni

Independente do período (primeiro ou segundo semestre), as inscrições devem ser feitas sempre pela Internet, no Site do Prouni.

Ao entrar no site, o candidato irá escolher duas opções de cursos e pode inclusive trocar os cursos escolhidos enquanto o prazo de inscrição estiver aberto.

Quem for pré-selecionado deverá ir até a instituição que escolheu estudar e entregar os documentos necessários, mas, isso ainda não irá garantir a vaga, é só um modo de fazer comprovação das informações prestadas.

Após esse período a lista de candidatos aprovados é divulgada e então eles devem ir até a instituição realizar a matricula.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

58 minutos ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

5 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

8 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

14 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

14 horas ago