Empresas do grupo:

Início » Entenda de uma vez como funciona a Substituição Tributária no Simples Nacional!

Entenda de uma vez como funciona a Substituição Tributária no Simples Nacional!

por Mariana Freitas
6 minutos ler

Você sabia que a substituição tributária também se aplica a empresas optantes pelo Simples Nacional?

Continue a leitura para entender o que é a substituição tributária, como ela funciona no Simples Nacional e como o ICMS-ST é pago.

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da  é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Substituição Tributária Simples Nacional e entender como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!

O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:

O que é a substituição tributária?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A substituição tributária é um regime de arrecadação de impostos que antecipa o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Nessa sistemática, um dos participantes da cadeia produtiva, geralmente o fabricante ou importador, é responsável por recolher o imposto em nome de todos os outros envolvidos na comercialização do produto.

Se criou esse modelo a fim de evitar a sonegação fiscal e simplificar a fiscalização, concentrando a responsabilidade do recolhimento em uma única etapa.

Para os optantes do Simples Nacional, a substituição tributária pode trazer complexidade adicional, já que se paga o ICMS-ST separadamente do DAS.”

Afinal, tem ST para Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Sim, os optantes do Simples Nacional também estão sujeitos à substituição tributária. Apesar de o regime unificar vários impostos no DAS, é preciso recolher o ICMS-ST de forma separada, pois ele não se inclui no Documento de Arrecadação do Simples.

Empresas do Simples Nacional que compram mercadorias sujeitas à ST já pagam o ICMS no momento da aquisição, mas, em alguns casos, podem precisar calcular e recolher a diferença ao vender para outros estados ou quando há mudanças na base de cálculo.”

Como a substituição tributária é paga pelo optante ao Simples Nacional?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A substituição tributária do Simples Nacional é paga de forma antecipada pelo contribuinte substituto, ou seja, o primeiro da cadeia produtiva responsável pelo recolhimento do ICMS-ST. 

Para o optante pelo Simples Nacional, o valor do imposto já é embutido no preço de compra das mercadorias.

No entanto, se a empresa vende produtos para outros estados ou realiza operações que alteram a base de cálculo do ICMS-ST, ela precisará recolher a diferença, conhecida como diferencial de alíquota (DIFAL).”

Para saber mais detalhes, veja o artigo: Substituição Tributária Simples Nacional: como funciona e como calcular!

Analise o ICMS ST dos seus clientes com tecnologia!

Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!

Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus cliente do Simples Nacional!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos,  produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controle o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.

Obrigado pela leitura!

Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “Substituição Tributária Simples Nacional: como funciona e como calcular!”. Disponível em: https://blog.esimplesauditoria.com.br/substituicao-tributaria-simples-nacional/. Por Leonel Monteiro em 13/01/2025.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More