Em períodos de turbulência, é importante que alguém assuma a situação para que a diretoria, colaboradores e clientes da empresa não se abalem em um cenário instável.
Os fatores podem ser externos ou internos, mas uma boa liderança em tempos de crise é fundamental para superação das adversidades na organização.
Nessas situações, mais do que em outras, um líder diferencia-se do chefe. Sendo aquele que assume o controle, vai para a linha de frente e preocupa-se com o bem-estar de seu pessoal, enquanto o chefe se tranca em sua sala, preocupado com os números e em culpar outras pessoas.
Veja abaixo a importância de uma postura firme de liderança em tempos de crise:
É comum que em momentos de crise pessoas busquem por um culpado, uma razão ou alguma forma tangível de transmitir suas frustrações.
E é no momento em que os ânimos estão tensos e a situação parece complicada que o líder prova uma de suas competências mais admiráveis: a capacidade de assumir responsabilidades.
O líder é capaz de tomar a frente da situação, assumir as consequências e mostrar humanidade diante de seus funcionários. Dessa forma, ele conquista sua confiança, tranquiliza seus pensamentos e estimula sua equipe a trabalhar junto com ele e dar seu melhor para vencerem juntos o desafio.
Se sua empresa possui um bom líder, ele será capaz de inspirar os demais funcionários a se esforçarem e superarem o momento ruim juntos.
O poder de inspiração de uma liderança competente melhora os ânimos dentro da empresa e motiva os funcionários, e esse pode ser o diferencial para que sua empresa enfrente e supere o período de dificuldade.
Assim como encontrar uma agulha num palheiro, é difícil encontrar perspectivas positivas em um momento de crise. No entanto, para um líder nato essa atitude não é tão complexa.
Esse profissional é capaz de imergir no problema, compreendê-lo e enxergar formas de transformá-lo em uma oportunidade. Esse é um dos diferenciais de se ter uma boa liderança: diferente de seus concorrentes, você poderá usufruir de forma positiva desse período.
Nesses momentos difíceis, seja um espelho para sua equipe e participe ativamente de todas as soluções. Entenda que colaboradores perdidos e desmotivados resultam em fracasso. Aconselhe, encare a situação, evite pressionar e acusar desnecessariamente. O líder deve ser a mudança que deseja ver na sua equipe!
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