Você já ouviu a expressão “fechado para balanço”? No mundo empresarial essa expressão representa um importante momento para empresa, onde é analisado todo o panorama de um empreendimento, verificando a atual situação financeira da empresa em um determinado período, e com isso contribuindo para decisões importantes e seguras dentro da organização.
Apesar de ser uma exigência legal, muitos empresários ainda não entendem ou não sabem a real necessidade e importância de realizar o balanço patrimonial para o seu empreendimento.
Por isso, para entender melhor o assunto e sua relevância, escrevemos esse artigo com informações importantes para tirar suas dúvidas sobre balanço patrimonial. Confira!
Importante ferramenta de análise gerencial, o balanço patrimonial é realizado em um determinado período – que pode ser de um ano ou variar de acordo com a necessidade da empresa ou da legislação – onde é feito o estudo financeiro da organização, ou seja, é verificado todos os dados e documentos que possam contribuir para que a contabilidade visualize o atual posicionamento financeiro da empresa.
O balanço patrimonial não se restringe apenas em contribuir para o controle de custos e acompanhamento do patrimônio da empresa, mas também para possibilitar que o empreendedor tenha uma visão tanto da evolução quando dos ativos e passivos da organização.
O balanço patrimonial pode ser visto como uma foto de um período da empresa, onde é possível extrair com clareza diversas situações da organização, como financeira e patrimonial, sendo parte importante do trabalho da contabilidade para a gestão empresarial.
Com os dados em mãos, os gestores poderão projetar com mais segurança cenários futuros dos rumos que a empresa deve seguir, principalmente na redução de custos e na administração de riscos.
Entre as importantes informações adquiridas pelo balanço patrimonial está o planejamento dos parcelamentos das dívidas, o patrimônio da empresa e a evolução das finanças.
Para você entender melhor como funciona o balanço patrimonial, apresentaremos às três estruturas já definidas em lei: os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.
representa todos os bens que a empresa possui, entre eles recursos aplicados para obter benefícios econômicos, lucro.
Temos ainda dentro da estrutura ativos outros dois tipos, o ativo circulante que envolve os valores que giram durante o exercício social da empresa e o ativo não circulante, que são destinados exclusivamente para o funcionamento da organização.
são obrigações financeiras da empresa, ou seja, valores a serem pagos a terceiros como fornecedores.
Assim como o ativo, o passivo também é dividido em circulante que são valores a serem pagos a curto prazo e passivo não circulante que possui um prazo maior a ser pago, ou seja, após 12 meses.
representa a diferença entre os recursos da empresa, seja ele passivo ou ativo, correspondendo a todo o capital que a empresa possui.
Em alguns casos quando se tem o passivo maior que o ativo o resultado é compreendido como passivo a descoberto.
Ter um balanço patrimonial nada mais é que uma análise com as principais declarações financeiras da empresa, por isso se torna tão importante para qualquer negócio.
Se ainda não fez o balanço da sua empresa, entre em contato com um especialista no assunto o quanto antes, ele poderá te orientar o passo a passo.
A W3ERP é mais uma referência no mercado de softwares de gestão online.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…