Imagem por @mindandi/ freepik
Através do Código de Defesa do Consumidor (CDC) são determinados os mecanismos que deverão ser utilizados pela lei para intervir ou agir sobre as relações de consumo. São estabelecidas as punições para os crimes que também são determinados por esse código.
As normas foram estipuladas para resguardar o consumidor, estabelecendo caminhos para a construção de uma boa relação entre consumidores finais e fornecedores. Caso seja necessário o consumidor poderá recorrer ao CDC para resolver questões.
Conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os clientes possuem direitos resguardados pela legislação, dentre eles estão:
As normas desenvolvidas visam estabelecer a justiça nas relações de consumo, a Lei que se refere ao CDC é a nº 8.078/90, ela prevê que o Código atue na esfera civil, administrativa e penal.
Na esfera civil o CDC estabelece as obrigações dos fornecedores e as estratégias utilizadas para reparar danos provocados no consumidor.
Já na esfera administrativa, o poder público opera como gestor de conflitos e na esfera penal determina punições e crimes para os fornecedores que fazem a venda de produtos que ferem ou desrespeitam os direitos do consumidor.
Redator: iana Filizola
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…