A procura por BPO, também conhecido como terceirização de processos de negócios, deve ter um aumento até 2024. A informação surgiu na Pesquisa de Mercado Global Technavio e constata que, entre 2020 e 2024, deve haver um crescimento de aproximados US$77 bilhões neste tipo de serviços por parte das empresas.
Segundo a Transparency Market Research, o mercado espera um crescimento de 14% nas empresas que utilizam o BPO até o ano que vem. De acordo com especialistas, o principal motivo para essa alta nos processos de terceirização de negócios, é um reflexo da covid-19.
Entre 2020 e 2022, algumas das maiores preocupações das empresas foram redução de custos, automação de tarefas para harmonizar gastos e eficiência nos negócios durante o período de crise econômica causado pela pandemia.
O cenário da transformação digital na procura por BPO
Atualmente, os serviços de automação de processos e armazenamento em nuvem são alguns dos mais procurados no mercado. De acordo com a pesquisa Frost & Sullivan, Brazilian IT Outsourcing Market, 63% das empresas brasileiras já contam com recursos da transformação digital. Ao todo, o setor de tecnologia concentra 48,5% do mercado e tem uma estimativa de investimento de US$ 250 bilhões até 2026.
Ao terceirizar processos administrativos, operacionais e manter as equipes focadas nas tarefas estratégicas, as empresas têm um aumento em produtividade, eficiência nos resultados e mais recursos inovadores no dia a dia.
Leia também: BPO digital: Por que a terceirização da gestão financeira é tão importante para PMEs?
BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que em tradução direta seria algo como Terceirização de Processos de Negócio. Em outras palavras, a ideia é terceirizar todas as atividades da empresa que não correspondam a algo relacionado à atividade fim da companhia.
Leia também: Contratação de BPO: Confira os cinco erros mais comuns nesse processo
Ter uma equipe qualificada exige tempo de recrutamento, custos elevados e uma infraestrutura preparada para o treinamento dos colaboradores. Em alguns casos, esse investimento excede o valor da contratação do BPO. Na pesquisa da Transparency, citada acima, duas das razões que vão elevar a procura por BPO são a realocação de investimento e uma necessidade de melhoria na execução das operações empresariais.
Além desses dois pontos benéficos, com o BPO também é possível:
Quer entender melhor o que é o BPO e outros detalhes desse serviço que as empresas estão contratando? No artigo Guia definitivo sobre o que é BPO você encontra as principais informações para compreender esse modelo de terceirização de processos de negócios que está mudando a forma como as organizações estão pensando a gestão.
O importante antes de contratar o BPO é fazer uma análise minuciosa na sua empresa. É por meio desse estudo que será possível entender os desafios que enfrenta e como solucioná-los por meio da terceirização. E claro, contar com uma equipe qualificada que dê o respaldo necessário nessa transição.
Por Renata Melloni, Diretora de BPS da b2finance
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…