Todas as empresas, independente de seu porte ou do tipo de atividade, precisa obrigatoriamente ter uma escrituração contábil que servirá para controlar o seu patrimônio e gerenciar as atividades. Por isso você deve entender sobre a Obrigatoriedade de Escrituração.
Esse documento é previsto como obrigatório em diversas legislações vigentes, e por isso é de suma importância saber o que é, e como emitir a escrituração contábil.
Então, se você tem dúvidas sobre a obrigatoriedade de Escrituração, continue lendo esse artigo, e entenda mais a respeito desse assunto que já deixou muito empresário de cabelo em pé.
A obrigatoriedade de Escrituração se dá para que as empresas registrem os gastos, os lucros e os bens pertencentes ao empreendimento. Além de ser uma forma de manter o controle sobre todos esses dados, a escrituração também ajuda na segurança e preservação desses bens.
Ela deve ser montada por um profissional devidamente habilitado, a quem compete seguir as normas que constam no Código Civil, na Legislação Tributária. Os registros devem ser feitos desde o início da empresa, com todos os dados devidamente arquivados.
A escrituração ajudará você a ter o absoluto controle financeiro e econômico de seu negócio. Com ela também é possível identificar quaisquer gastos desnecessários, e assim contê-los rapidamente, antes que representem uma ameaça ao seu orçamento.
Existem dois diferentes métodos de escrituração. São eles:
Esse método é considerado ineficiente, e por isso acabou caindo em desuso dentro das empresas. Nesse caso, são registradas as operações exclusivamente ligadas às pessoas.
No Método de Partida Simples tudo o que está relacionado ao patrimônio da empresa, tal como mercadorias, veículos, imóveis, despesas, receitas, etc, será registrado fora da contabilidade.
Esse método se pauta em uma frase imutável, “para cada débito existe um crédito correspondente”. Ou seja, os gastos devem ser iguais aos recebimentos. Claro que o Método considera diversos débitos e créditos. Ele determina o principio básico da equação dos demonstrativos contábeis.
Como você pode ver, a Obrigatoriedade de Escrituração existe porque se trata de um registro fundamental para o funcionamento saudável da empresa no que diz respeito à declaração de seu patrimônio.
Para que esse documento seja devidamente gerado, com as informações necessárias e redigido de maneira correta, é de suma importância que um profissional qualificado seja contratado.
Para que a escrituração seja realizada, será necessário reunir alguns documentos, tais como:
O avanço tecnológico trouxe consigo vários benefícios para o universo corporativo. Um deles é a possibilidade de utilizar um software de gestão para fins fiscais, que auxilia na organização de documentos e dados.
Adotar esse processo traz uma série de vantagens para a empresa, pois evita que ela enfrente problemas financeiros graves decorrentes da desorganização. Com a escrituração em dia, os empresários podem também solicitar a recuperação administrativa e judicial caso se vejam em um aperto financeiro.
Muitas outras vantagens estão à disposição das empresas que mantêm a escrituração em dia. Já quem não faz isso, corre sérios riscos em sua rentabilidade, e coloca em jogo o funcionamento da empresa.
Dentre os demonstrativos contábeis elaborados através da escrituração, e cuja obrigatoriedade está prevista em lei, encontram-se o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE).
Eles se complementam para gerar um raio-x quantitativo e qualitativo referente à saúde financeira de seu negócio. O Resultado de Exercício se destaca como um dos principais a serem analisados, pois ele consegue mensurar se a atividade da empresa gerou lucro ou prejuízo.
Outro Demonstrativo que merece atenção é o que diz respeito à Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), ou seja, a entrada e saída de recursos. E a Demonstração da Mutação do Patrimônio que lista a movimentação de todas as contas do patrimônio líquido.
A Obrigatoriedade de Escrituração existe para que as empresas tenham um controle e uma maior transparência no que se refere a sua atividade econômica.
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…
O salário-maternidade é um dos mais importantes benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro…
O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), que engloba os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição,…
O ano começou, e com ele, o sentimento de renovação. Muitas pessoas que fizeram promessas…
A reconciliação bancária é um processo fundamental para a gestão financeira de qualquer empresa, independentemente…