Chamadas

Entrar na justiça contra empresa que trabalhei suja a carteira?

Muitos trabalhadores acabam recorrendo à Justiça para garantir seus direitos que não foram cumpridos pelo empregador durante a vigência do contrato de trabalho.

No entanto, é muito comum encontrarmos situações em que os trabalhadores acabam ficando receosos com o ingresso na justiça contra a empresa, por medo de ficar “manchado” no mercado de trabalho.

Podemos dizer que isso é um mito antigo que representa até mesmo uma desinformação por parte dos trabalhadores. Nesse sentido, hoje entenderemos melhor este tema para acabar com mitos relacionados ao ingresso do trabalhador na Justiça para requerer seus direitos.

Entrar contra empresa pode sujar minha carteira?

Primeiro ponto a esclarecer aqui é que não existe uma “blacklist” de trabalhadores que entraram contra a empresa em que trabalhou, o que acabaria dificultando sua contratação em um novo emprego.

O que devemos esclarecer aqui é que o trabalhador enquanto pessoa deve buscar sempre os seus direitos, ou seja, caso você tenha sido lesado, tendo seus direitos violados, é o seu dever correr atrás para recuperar apenas o que é de seu direito.

Além disso, uma empresa não tem acesso se o trabalhador está movimentando uma ação trabalhista, ela conseguirá apenas identificar se o trabalhador está sendo processado, ou seja, que é réu de alguma ação, mas não o contrário.

Isso significa que não existe uma certidão negativa de processos trabalhistas para o trabalhador. Ou seja, o profissional não ficará com o “currículo manchado” caso opte por processar uma empresa em busca dos seus direitos trabalhistas.

No entanto, do mesmo lado, não podemos ignorar o fato de que uma empresa, antes de contratar um funcionário, poderá checar nos empregos anteriores qual foi o comportamento do trabalhador e para alguma empresa de conduta “incorreta” o ingresso na Justiça pode pesar.

Porém, quando uma empresa é responsável e cumpre com o seu papel, agindo corretamente, conforme o ordenamento jurídico, realizando suas contratações conforme a lei, pagando os direitos trabalhistas corretamente, não terá receio de contratar um trabalhador que ingressou na Justiça apenas por buscar seus direitos legítimos. 

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

4 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

9 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

12 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

17 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

18 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

18 horas ago