Durante o processo de contratação, a entrevista é um dos principais quesitos para conhecer e avaliar características pessoais do candidato. Para que o bate-papo seja produtivo, o recrutador deve conduzi-lo de modo que as perguntas extraiam as principais informações do futuro colaborador, como seus pontos fortes e fracos.
“Quando falamos em contratar profissionais, além das habilidades técnicas, é importante avaliar suas habilidades comportamentais. Normalmente, essas skills só podem ser observadas por meio de uma interação, já que as respostas – e a forma que são dadas – dizem muito sobre o candidato”, afirma Bruno Rizzato, diretor do app de empregos Trampolim.
Com as perguntas certas, é possível analisar diferentes perfis profissionais e definir qual candidato é o mais adequado para a vaga e a empresa. O especialista Bruno Rizzato listou algumas perguntas importantes na hora da entrevista.
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Tradicional em processos seletivos, essa questão auxilia o recrutador a saber quais atividades são habituais ao profissional, se ele está acostumado a trabalhar em grandes grupos e empresas, por exemplo, e avaliar o seu desenvolvimento ao longo da carreira.
Vários motivos levam um colaborador a sair ou ser desligado de uma empresa. Essa pergunta pode trazer clareza às dificuldades do candidato em relação a atividades, rotinas e até mesmo à cultura organizacional.
“Lembrando que um problema relatado não precisa desqualificar um profissional, desde que ele consiga explicar o que houve e demonstre que aprendeu com a experiência”.
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Essa é uma oportunidade para o candidato apontar suas habilidades e competências e o recrutador comparar a resposta dada com as exigências da vaga.
“Também é a hora ideal para ficar atento aos valores apresentados e se eles estão alinhados com os da corporação”.
Com essa pergunta, é possível entender onde a pessoa candidata quer chegar, quais caminhos deseja seguir e entender se, na oportunidade em questão, ela terá esse espaço.
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Principalmente para vagas de ocupação presencial, é importante perguntar sobre a distância entre a casa do futuro colaborador e o endereço da empresa. Dessa forma, é possível alinhar questões de disponibilidade de horário e a logística até o local de trabalho.
Essa pergunta apoia o recrutador a avaliar como os candidatos conseguem fazer uma autoavaliação e mostrar que estão dispostos e empenhados a melhorar pessoal e profissionalmente.
A Trampolim é uma HRTech fundada em 2019 com o objetivo de facilitar o processo de recrutamento e seleção, sendo uma ferramenta de gerenciamento de candidatos descomplicada, inteligente e gratuita para empresas.
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