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Entrevista de emprego: Confira todas as dicas para você passar dessa fase e conquistar seu emprego!

A fase mais importante de um processo seletivo é a entrevista de emprego. É nela que o recrutador vai descobrir quem você é de verdade e se possui o real perfil para entrar na empresa. Por isso, normalmente, ela é a última fase, porque se passar dela é sinal de que você merece fazer parte desse empreendimento.

Nos tópicos a seguir você vai ter dicas de como se apresentar, se portar e o que fazer para ir bem em uma entrevista de emprego. Preste bastante atenção em todas as dicas, treine em casa e faça o melhor que puder para garantir a sua vaga nesse novo trabalho. Veja!

Como funciona uma entrevista de emprego?

Existem diversos tipos de entrevista de emprego, a mais tradicional é a individual com algum dos chefes da empresa que você vai trabalhar.

Há também a entrevista em conjunto com outros candidatos, individual com o RH e outras etapas, mas a maior parte das empresas faz apenas a entrevista final individual realizada por um gerente ou pelo próprio dono do empreendimento.

Nesse caso, ele vai ler o seu currículo, vai ligar para as empresas que você já trabalhou, vai perguntar sobre você e vai usar esse tempo para te fazer cair em alguma contradição e descobrir se há mentiras no seu discurso.

Se você foi para a entrevista quer dizer que ele gostou do seu currículo e quer apenas confirmar o seu interesse e a sua capacidade para fazer parte da equipe.

Com isso, o entrevistador vai questionar algumas questões do currículo, além de perguntar outras coisas de ordem pessoal e que, por mais que você ache que não, tem a ver com o estilo e perfil de pessoa que ele quer dentro da empresa.

Ele vai perceber muito a sua expressão corporal, o jeito que se porta, a firmeza, na fala, as roupas que está usando, enfim, vai analisar tudo para saber quem você é de verdade.

Esses profissionais, normalmente, trabalham com isso há muitos anos, então eles têm uma facilidade enorme de descobrir quem fala a verdade e quem é um falso bom candidato.

Como se sair bem?

A primeira coisa para se sair bem é colocar apenas a verdade no seu currículo. Nada de inventar coisas que mesmo que você passe para a entrevista vai ser desmascarado lá.

Depois disso, é preciso fazer um profundo e detalhado estudo sobre a empresa. Fique horas nisso, leia o “sobre nós”, o “quem somos”, veja os produtos e serviços que ela vende, cria soluções para alguns problemas que você observou, veja as fotos nas redes sociais para conferir o estilo de roupa dos funcionários que estão no seu padrão profissional, enfim, faça uma boa análise e pesquisa.

Com isso tudo pronto, pode até notar em um bloco ou papel e levar esse papel para entrevista, mas antes disso treine em casa, na frente do espelho, por diversas vezes.

É preciso que você esteja preparado para as perguntas e também para se impor e propor coisas novas no momento da entrevista.

Na primeira deixa que tiver, você já pode jogar uma ideia nova, trazer uma solução para um problema que talvez ninguém antes havia visto ou tentado solucionar.

Como responder quem sou?

Aja sempre com a verdade, mas também com o bom senso. Fale pausadamente, devagar, pense antes de falar, não solte gírias, palavrões, termos que podem te prejudicar. Por isso, tenha calma, não saia falando sem uma estratégia, sem pensar direito, mas sempre dizendo a verdade, isso é o mais importante.

Defeitos e qualidades

Esse é um clichê das entrevistas de emprego e você precisa pensar muito bem no que vai responder. Normalmente, as pessoas usam dois termos que também já estão bem batidos para descrever defeitos e qualidades: ansiedade e perfeccionismo. Se você usar algum desses dois adjetivos, o recrutador vai entender como nada e vai pedir mais defeitos.

Por isso, pense e analise o que você tem que melhorar e fale isso de uma forma evolutiva. Por exemplo: “eu sou um pouco desorganizado, porém nos últimos anos eu tenho me dedicado a mudar isso. Uso agendas para os meus compromissos, me obrigo diariamente a arrumar minha casa, faço planilhas para organizar as atividades e isso tem me ajudado bastante nessa dificuldade que eu tenho”.

Viu? Nesse caso você apresentou um defeito real, mas já mostrou o que tem feito para melhorar e se livrar desse problema.

Nas qualidades também é preciso ter cuidado. Mostre o que você tem de bom e prove isso: “sou bem ágil nas minhas tarefas, se você ligar, por exemplo, para o meu último emprego, o meu ex chefe vai te falar isso. Ele me elogiava bastante por conta dessa minha habilidade”.

Pontos a melhorar

Pontos a melhorar e defeitos é praticamente a mesma coisa. Por isso, use da tática de apresentar um defeito real, mas já mostrando as suas atitudes diárias e profissionais para reverter essa situação.

Como se vestir em uma entrevista de emprego?

Como já foi dito, o ideal é você entrar nas redes sociais da empresa, observar como os demais profissionais se vestem e usar uma roupa que condiz com as regras desse empreendimento.

Caso não tenha rede social ou fotos dos funcionários no ambiente de trabalho, prefira uma roupa social, com cores neutras, nada extravagante ou decotado demais.

Como agir?

Com muita calma, pensando de falar, falando pausadamente, com a postura ereta, encostado na cadeira, sem apoiar os cotovelos na mesa, com uma gesticulação mais delicada, menos agressiva e tranquilidade.

Se tiver gostado dessas dicas sobre como se portar em uma entrevista de emprego, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Conteúdo via blog do trabalho

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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