De acordo com uma pesquisa recente do GoTo by LogMeIn, 53,78% dos brasileiros se disseram preparados para o trabalho remoto em tempo integral.
Pensando nisso, muitos ficariam surpresos com a frequência com que os instintos em relação à melhor forma de se comportar trabalhando de casa podem estar errados.
Muitos acreditam que mudar para o trabalho remoto é simples, mas a verdade é que hábitos típicos de escritório podem atrapalhar.
Uma boa ideia evitar os erros “contraintuitivos” que as pessoas cometem ao começar a trabalhar em home office é lutar contra alguns hábitos ao fazer a mudança:
É tentador acreditar que o trabalho remoto deve ser como o escritório para ter sucesso, mas nem sempre é o caso. Existem vantagens e desvantagens que precisam ser negociadas.
Há tanta tecnologia excelente disponível para trabalho remoto que pode ser tentador não capacitar funcionários remotos para utilizar ferramentas oficiais e seguras.
Com esses hábitos em mente, o GoTo by LogMeIn preparou uma lista para explorar algumas maneiras de evitar erros no planejamento para o trabalho remoto:
Quando as pessoas começam a trabalhar de casa, a tentação é criar a sensação de que estão no escritório. Na verdade, uma das principais preocupações das pessoas (37% dos entrevistados) é a falta de interação humana.
Mas quando o pêndulo oscila muito para o outro lado e aparecem muitas reuniões, ele começa a consumir o tempo produtivo.
O que há no trabalho remoto que faz com que as pessoas queiram fazer mais reuniões do que o necessário? Isso não aconteceria no escritório e, por isso, o mesmo deve acontecer com o trabalho remoto.
Embora as videoconferências de check-in com uma equipe remota sejam importantes, é ideal resistir à tentação de complicar demais o home office criando mais reuniões do que o necessário.
Muitos imaginam que a terceirização do trabalho remoto significa que manter uma função sem intervenção.
Mas lembre-se de que é muito importante orientar as equipes remotas, mesmo que não seja marcando reuniões com muita frequência.
Como identificar um meio-termo? Aqui estão algumas maneiras de delinear esse processo para que uma equipe possa consultar gestores sempre que ficarem confusos sobre suas responsabilidades enquanto trabalham de casa:
Tudo começa com o processo de contratação e capacitação de equipes. O ideal é ser objetivo e selecionar membros para a equipe que sejam conhecedores de tecnologia e capazes de se comunicar como parte de uma equipe remota.
Por exemplo, certifique-se de delinear o tempo ideal para o autocuidado de todos os funcionários. Também é um dever compartilhar a política de trabalho remoto para que todos possam consultá-la quando ficarem confusos sobre suas responsabilidades.
Quando você está em casa, é tentador relaxar. É permitido usar calças de moletom. É permitido dar um pulo na cozinha para um lanche rápido. É permitido fazer pausas quando necessário.
Trabalhar em casa pode ser ainda mais perturbador do que em um escritório, mesmo para os que estão acostumados a um ambiente de escritório onde colegas de trabalho aparecem constantemente.
Do ponto de vista do empregador, é preciso estabelecer maneiras positivas para que os funcionários reduzam suas distrações.
Do ponto de vista do funcionário, o ideal é tentar criar um espaço adequado para o escritório, separado do resto da sua casa e, se possível, trabalhar apenas nesse mesmo espaço.
Isso ajuda a criar um limite entre o tempo pessoal e o tempo de trabalho, reforçando um ambiente sem distrações.
Esses erros são bastante comuns para quem nunca trabalhou remotamente antes. Por isso, é importante investir tempo e esforço para evitá-los e criar uma estrutura de trabalho remota que funcione para todos.
Para mais informações sobre como o portfólio de ferramentas de comunicação unificada e colaboração do GoTo by LogMeIn podem ajudar nesta jornada de adaptação ao trabalho remoto em tempo integral, acesse: https://www.goto.com/pt
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