Erros que podem ser cometidos por um Escritório de Contabilidade

Todas as empresas precisam gerenciar a contabilidade para permanecerem ativas e competitivas no mercado. Além disso, essa área é responsável por fazer com que a empresa siga todos os procedimentos legais exigidos de seu regime tributário. Para garantir que todos os processos sejam realizados com assertividade, muitas empresas contratam firmas de contabilidade terceirizadas.

Cursos da área fiscal 100% online à partir de R$ 18,32 por mês, clique e conheça!

Esta é realmente uma boa escolha, porque com a parceria com um escritório de contabilidade, o empreendedor terá à sua disposição uma equipe de profissionais qualificados que realizarão os serviços contábeis do seu negócio da melhor maneira possível. Mas, você precisa ter cuidado ao definir essa parceria, pois há alguns erros que as empresas de contabilidade inexperientes cometem que podem prejudicar sua empresa.

Para ajudar os proprietários de empresas a identificar se o parceiro atual está cometendo alguns dos principais erros cometidos pelas empresas de contabilidade , listamos cinco falhas que você deve considerar.

Lançamento de valores errados

Como diz o ditado popular: pressa é o inimigo da perfeição. Na área contábil não é diferente. Muitos contadores querem finalizar a demonstração contábil da empresa rapidamente, e a pressa em realizar esse processo pode leva-lo a lançar valores errados.

Este é um dos principais erros que empresas de contabilidade fazem , afetando a demonstração, processos e relatórios essenciais para o funcionamento de qualquer empresa, bem como interferir na demonstração de resultados e balanços patrimoniais. Portanto, o contador não pode se deixar levar pela pressa. A dica para evitar que esses erros prejudiquem os clientes é realizar conferências mensais e redobrar sua atenção durante este processo.

Duplicação de lançamentos

Ainda abordando os lançamentos, mais um dos erros que contadores e as empresas de contabilidade cometem são os registros duplicados. Essa prática pode ter um grande impacto na saúde financeira da empresa atendida, prejudicando gravemente o negócio. Para que isso não aconteça nas contabilidades, é essencial que haja uma verificação diária dos lançamentos, além disso, o contador deve confrontar os dados com as demais contas do negócio.

Desatualização sobre a legislação

A legislação brasileira e o mercado passam por constantes mudanças e o não acompanhamento dessa evolução pode levar o profissional de contabilidade a cometer erros. Manter os olhos nos balanços, impostos, obrigações, lançamentos e demonstrações, sem prestar atenção às leis tributária vigente no país, é uma atitude perigosa.

Esse comportamento pode fazer com que a empresa perca isenções e facilidades previstas em lei. Embora a firma de contabilidade possa não ser especialista em impostos, ela precisa estar sempre atualizada sobre a nova jurisprudência, regulamentos e padrões do segmento em que seus clientes operam.

Falhas no cálculo de impostos

Este é um dos erros que as empresas de contabilidade cometem que podem prejudicar seriamente as empresas. O preenchimento incorreto de impostos como COFINS, ISS e PIS pode fazer com que a empresa perca dinheiro se o erro for para mais, ou sujeito a multa e notificado pelas autoridades fiscais se o erro for por menos.

Para evitar tais problemas, inclusive ao emitir guias e declarações, é essencial ter sistemas de contabilidade automatizados que reduzam significativamente esses erros.

Limitar-se à análise e gestão dos números

Quando as empresas contratam um serviço de contabilidade, elas esperam ter um serviço estratégico que mostre as formas mais seguras para o crescimento financeiro da corporação. Assim, os escritórios de contabilidade cometem erros quando param de conversar com seus clientes de que é hora de economizar dinheiro para que as contas possam fechar.

A reserva de capital deve ser indicada pelo contador para que seu cliente não seja pego de surpresa com despesas extras, como pagamentos do FGTS ou processos judiciais, por exemplo.

Via PJ Simples

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 minutos ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

57 minutos ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

2 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

4 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

5 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

5 horas ago