Se você acha que um cliente que reclama demais é problema, é porque ainda não viu o cliente insatisfeito silencioso. Garantimos que esse é bem pior!
Afinal, enquanto o primeiro te dá oportunidade de identificar o que está errado e corrigir, o segundo apenas vai acumulando aborrecimentos com o seu escritório e, de uma hora pra outra, cancela o contrato sem dizer nada.
Isso quando ele não faz pior e sai dizendo para todo mundo que o seu serviço é ruim, o que é péssimo.
Mas e aí, o que fazer para resolver esse impasse?
Neste conteúdo reuni 3 sinais importantes que indicam quando um cliente de contabilidade está insatisfeito e dicas para melhorar a sua relação com ele e evitar esse tipo de problema.
Confira:
Se um cliente que costumava usar muito os seus serviços, passa a diminuir a frequência de pedidos e aparecer cada vez menos, como um turista, isso pode ser um sinal de que ele está insatisfeito com a solução que você oferece.
Dizer isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes a gente prefere acreditar que esses afastamentos são de ordem pessoal do cliente, ao invés de refletir se existe alguma falha na prestação do nosso serviço.
Sempre se pergunte coisas como: “será que deixei de entregar alguma coisa para aquele cliente que era essencial?” ou “será que a concorrência ofereceu a ele algo que não fui capaz em anos de parceria?
Esse tipo de atitude é muito mais eficaz para melhorar os seus serviços constantemente e manter seu cliente por perto. C
aso contrário esse cliente pode continuar diminuindo a frequência até se afastar completamente e aí pra reconquistá-lo é bem mais difícil.
Quando um cliente acredita que o escritório está resolvendo os seus problemas, ele faz questão de estar sempre disponível para responder e-mails e atender ligações. Mais que isso: ele faz perguntas e sugere alterações o tempo todo, tudo com o intuito de melhorar os processos para ele.
Já quando o cenário é oposto: o cliente some, demora a responder e não demonstra muito interesse, o sinal é claro: ele não está tão engajado com a sua solução e com certeza é um cliente insatisfeito.
Neste caso vale refletir também a postura do seu atendimento. Você só atende o cliente quando ele entra em contato com o seu escritório? Se sim, é uma boa ideia reavaliar essa prática.
Muitos problemas podem ser evitados se, ao invés de ficar esperando a ligação do cliente, você mesmo tomar a iniciativa e entrar em contato de vez em quando para fazer um acompanhamento dos serviços.
Lembre-se: prevenir custa menos do que remediar.
Algo muito comum, principalmente no caso de serviços contábeis que requerem suporte contínuo, é o cliente entrar em contato para solicitar correções de rotina.
Se nessas ocasiões ele se expressa de forma irritada e impaciente, é sinal de que outros aspectos do seu serviço já os estão o deixando insatisfeito há tempos.
Qual a sua reação em situações como essa? Se você levar para o lado pessoal e assumir uma postura defensiva, por exemplo, com certeza vai afastá-lo ainda mais.
Ao invés disso, sente com ele para conversar e revisite tudo que foi contratado. Identifique o que está errado e trace um novo caminho para entregar tudo o que ele quer.
Ok! Até agora nós vimos 3 sinais fundamentais para identificar um cliente insatisfeito com o seu escritório. Mas, e se fosse possível evitar chegar neste nível?
Pois é possível criar um mundo no qual você consegue perceber esses sinais antecipadamente e atuar na prevenção do problema ao invés de na anulação dos contratos.
Quer saber como? Se liga nessas dicas simples de relacionamento.
Ok, não é pra tanto, só queríamos mesmo chamar a sua atenção. Mas procure mesmo estar sempre atualizado sobre o mercado e interesses do seu público.
Busque manter um contato próximo e incentive as pessoas da sua equipe que o atendem a fazerem o mesmo.
Sigam canais que abordem o segmento dele e fiquem por dentro do que está rolando de inovação na área.
Desta forma, seu escritório sempre estará atualizado quanto às necessidades que o cliente.
Fazendo isso você se antecipa e entrega um serviço completo antes que ele se torne um cliente insatisfeito.
Não viva num mundo de achismos, pergunte mesmo, na lata, para os seus clientes se eles estão satisfeitos com a sua entrega.
Faça pesquisas de satisfação periódicas e coloque questões como “O que você melhoraria em nossos serviços?”, “Você recomendaria nosso escritório para outras pessoas?”, “De 0 a 10, qual nota você dá para nosso atendimento, justifique”, e por aí vai.
Não, você não precisa estar disponível 24h, mas o seus canais de comunicação sim!
No SAC oficial do seu escritório, no e-mail, no WhatsApp, ou nas redes sociais da sua empresa, sempre tenha um canal disponível para os seus clientes deixarem falarem você.
Isso vai fazê-lo se sentir a vontade de perguntar qualquer coisa para você antes de se tornar um cliente insatisfeito passivo-agressivo que não te conta mais nada.
E claro: no horário comercial esteja disponível para respondê-los de forma rápida e personalizada.
Sabe aquele cliente amorzinho que está com a sua empresa há anos ou aquele super pontual com o envio de documentos e pagamento de honorários? Ofereça bonificações para eles!
Esse tipo de prática ajuda a mantê-lo engajado, próximo e confortável para dialogar com você sempre que necessário, além de incentivar outros clientes a fazerem o mesmo.
Na dica 3 falamos sobre oferecer canais acessíveis e ficar disponível. Uma boa forma de fazer isso é tendo um aplicativo próprio e manter seus clientes mais conectados com o seu escritório.
Por meio de uma aplicação como essa eles teriam mais autonomia para solicitar serviços, enviar documentos e acompanhar os processos do seu escritório, por exemplo.
Enfim, se a máxima “o cliente tem sempre a razão” está correta nós preferimos não opinar, mas uma coisa é certa:
O nível de satisfação dos seus clientes é o melhor termômetro para avaliar a qualidade dos seus serviços.
Já dizia o célebre professor de marketing Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”, então cuide dos seus com carinho.
Um cliente insatisfeito pode ser uma boa oportunidade para reformular e melhorar a sua entrega.
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Fonte: Gestta
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