Como está o relacionamento do escritório contábil com seus clientes? Muitos empreendedores focam seus esforços em aumentar o portfólio de usuários do negócio e se esquecem de que fidelizar clientes pode ser bem mais barato do que conquistar novos. Se tivéssemos que eleger a maior riqueza dentro de uma empresa, independentemente do seu porte e segmento, com certeza seria o cliente fiel.
Consumidores que mantêm um bom relacionamento com empresas funcionam como um núcleo de atração para novos usuários e disseminam uma boa imagem do escritório e dos serviços prestados. Mas a cultura organizacional de muitos negócios contábeis é diferente, e infelizmente o foco é puramente operacional, o que prejudica muito a capacidade de perpetuar relacionamentos duradouros com os clientes.
Vejamos 4 dicas que podem ajudar seu escritório contábil a fidelizar clientes. Confira!
O atendimento diferencial é o que mais pode surtir efeitos dentro de um escritório contábil, já que quase todo o resto da rotina de serviços pode ser igualmente realizada pela concorrência. Ter e manter um bom relacionamento é o primeiro passo.
E esse relacionamento precisa ser ágil e eficiente, uma vez que tanto a empresa quanto o cliente serão beneficiados. É preciso encarar essa postura como algo que será revertido em bons resultados — enquanto o cliente tem suas necessidades atendidas, o escritório se torna mais produtivo e otimiza seu tempo na melhoria de ações para fidelizar clientes.
Quando um relacionamento é estabelecido de forma eficiente, é possível ter os custos reduzidos no escritório, já que as informações estarão mais bem definidas, o que possibilita um melhor atendimento.
Cumprir prazos evidencia o compromisso do seu escritório com os negócios do cliente e vice-versa. É preciso que os profissionais contábeis orientem os clientes no cumprimento dos prazos de entrega de alguns documentos, o que permite que o escritório realize a entrega dentro do prazo estabelecido pelo Fisco. Notas, recibos, contas a pagar e a receber, aumento de ativos e passivos, entre tantos outros correspondem às obrigações para com escritórios contábeis, e empresas que entregam suas informações em dia para que os lançamentos sejam feitos com exatidão garantem que os processos sejam realizados dentro do tempo legal — evitando multas e problemas futuros.
Mas se os clientes acabam esquecendo ou entregam tudo pela metade, talvez seja o momento de aprimorar os seus serviços para se destacar. Elabore um calendário de prazos com os respectivos documentos, indiqueprogramas de gestão contábil para a organização, dê dicas de planejamento fiscal, ou seja, ofereça um atendimento diferenciado e com qualidade para que ambas as partes saiam ganhando.
O sucesso de um bom relacionamento com os clientes está diretamente relacionado à qualidade dos serviços prestados. E isso está integrado também à maneira como a rotina administrativa é executada.
Já pensou em quanto uma indenização pode custar para seu escritório se deixar de pagar alguma obrigação fiscal de uma empresa que é sua cliente? Ou mesmo se não cumprir os prazos das obrigações e multas incidirem sobre o valor? Ou ocasionar o fechamento de uma empresa por sonegar ou proceder erroneamente sobre os fatos contábeis?
Todos esses eventos podem ocorrer se o escritório contábil não tiver uma rotina administrativa bem definida. Além de comprometer os negócios dos clientes, perderá a confiança deles.
Se os clientes fiéis correspondem pela maior parte do faturamento do seu escritório contábil, invista em ações diferenciadas para eles. Contabilidade, folha de pagamento e fiscal é o que todos os escritórios oferecem, portanto, vá além.
Ofereça algo a mais, como relatórios financeiros e contábeis, visitas frequentes, tente mostrar interesse no negócio e dê embasamento às tomadas de decisão com informações mais eficientes, como balancetes mensais, evolução patrimonial, lucro ou prejuízo, entre outros.
Lembre-se: os serviços do profissional contábil são os mais próximos da gestão estratégica da empresa do seu cliente!
Matéria: https://blog.sage.com.br/4-passos-para-fidelizar-clientes-no-escritorio-contabil/
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