Grande parte dos empregadores tem aquela boa história envolvendo o eSocial. Pode ter sido uma queda de sistema enquanto fazia algo muito importante ou simplesmente não achar a resposta que precisava. Porém, as mudanças no eSocial Doméstico prometem mudar esse cenário.
Apesar de terem sido pouco divulgadas essas novidades prometem facilitar, e muito, a vida dos empregadores, pois algumas telas contam com um assistente, para tirar aquela dúvida marota. Veja a lista completa de mudanças no artigo a seguir. Boa leitura!
Logo de cara, o empregador, irá notar as mudanças no eSocial, isso porque a tela inicial agora conta com alertas, lembretes e atalhos.
Se por acaso, você esquecer de encerrar a guia DAE daquele mês, o sistema vai emitir um alerta, assim que o empregador logar na plataforma.
Outra ferramenta super banaca são os atalhos, antes o empregador precisava fazer uma série de cliques só para selecionar a funcionalidade e assim concluir o procedimento no eSocial, esse era o caso das férias, por exemplo.
Agora, em apenas um clique o empregador vai direto para a função que deseja e caso tenha mais de um empregado doméstico cadastrado no sistema, ele pode selecionar na tela inicial qual será o trabalhador com informações alteradas.
O chamado “wizard” ou “assistente” é uma ferramenta que guia o usuário em todos os passos da prestação da informação, de forma intuitiva e simples.
Assim, a possibilidade de erro é minimizada e as informações são apresentadas de maneira clara e transparente, principalmente nos casos em que as férias abrangem mais de um mês do calendário.
Os descontos, adiantamentos e pagamentos ficaram mais fáceis de serem entendidos. Você encontra o link para a nova ferramenta diretamente na página principal do eSocial, no menu de “Acesso Rápido”.
Fonte: Portal eSocial
Com este novo recurso será possível informar as férias em casos de alteração de salário base por força de necessidade de cálculo de médias salariais, por exemplo.
O recibo de férias, agora tem o padrão dos demais documentos emitidos pelo eSocial. Com essa reformulação as informações de férias ficam mais simples tanto para o empregador quanto para a empregada que vão entender quais foram as verbas pagas e descontos que ocorrerão em cada mês.
Se você precisou alterar o salário da sua empregada no sistema sabe o quão longo poderia ser, isso por que era necessário entrar na ferramenta de alteração contratual para fazer o processo.
Mas agora, isso não será mais preciso, pois na tela inicial o empregador encontra no menu “Acesso Rápido” onde insere informações básicas da alteração de salário e pronto, é só salvar.
A rescisão é um dos momentos mais marcantes da relação de trabalho, além de marcar o fim de uma parceria de trabalho, também envolve diversas responsabilidades para o empregador, e os mais inexperientes se sentem perdidos nesse oceano de informações.
Pensando nisso, o eSocial facilitou a forma de fazer o desligamento do empregado na plataforma, agora, o empregador conta com um botão de dúvidas frequentes que acompanha todo o processo.
Outro ponto bem positivo é que todos aqueles termos técnicos que precisavam de um dicionário Aurélio ao lado, vão ser simplificados. Dessa forma, o empregador terá mais segurança que está fazendo todo o desligamento do jeito certo.
Essa função calcula e insere automaticamente o valor da primeira parcela do 13º em novembro, quando o empregador não fizer o adiantamento em um mês anterior.
Assim, o fechamento da folha de novembro ficou ainda mais simples, dispensando a edição da remuneração do trabalhador para incluir essa parcela.
A funcionalidade já está valendo para este mês de novembro e, ao acessar a folha, o empregador que ainda não pagou o adiantamento do 13º ao longo do ano verá que o sistema já vai ter inserido esse valor automaticamente no cálculo sugerido pelo eSocial.
Use e abuse das novas ferramentas do eSocial Doméstico e torne a sua experiência com a plataforma muito mais agradável.
Conteúdo original Hora do Lar
Em dezembro de 2024 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para…
Os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios de prestação continuada (BPC), podem comemorar, a partir…
Será que realmente vale a pena deixar de pagar os impostos? Muitos empreendedores e até…
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a liberação do cartão Meu INSS Vale+,…
O salário-maternidade também é devido à segurada da Previdência Social que sofre aborto não criminoso,…
O eSocial está sempre em atualização e neste ano de 2025 não será diferente. Há…