Os Microempreendedores Individuais (MEI), as micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional, as entidades sem fins lucrativos e as pessoas físicas (com exceção de empregados domésticos), que fazem parte do grupo 3 do eSocial, entrarão na fase 3 do cronograma de implantação no dia 10 de maio.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal que engloba todos os dados do trabalhador, ou seja, tudo o que acontecer na sua vida laboral, unindo os dados gerados pelas empresas, o que inclui as obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias, como pagamento de INSS, FGTS e auxílio-doença.
Nessa etapa, as empresas do grupo três, que já entregaram as obrigações das fases 1 e 2, precisam enviar os eventos periódicos ligados às folhas de pagamento – as informações sobre a remuneração dos trabalhadores que estiveram a serviço do empregador durante a competência.
Só é possível o envio da terceira fase caso a primeira e a segunda tenham sido mandadas corretamente e o não envio dos dados poderá acarretar autuação pela Receita Federal.
Para ajudar nessa etapa tão complexa do eSocial, Mariza Machado, especialista editorial da IOB marca da ao³ – referência nas áreas contábil, fiscal, tributária e trabalhista – destacou três dicas que podem ajudar na entrega dessa terceira fase:
As empresas que não efetuarem a entrega dentro do prazo poderão ser multadas e autuadas pela Receita Federal.
Então, o ideal é já se preparar a partir do início do prazo, 10 de maio (lembrando que as informações englobam os fatos geradores ocorridos desde 1º de maio), e não deixar para fazer a entrega dos eventos perto da data limite, no dia 15 de junho.
Para o envio dos eventos periódicos com assertividade é necessário que já tenha sido realizada a correlação entre a tabela das rubricas da empresa com a tabela 3 do eSocial, para tanto é preciso ter conhecimento tanto da legislação como do sistema.
Caso tenha dúvidas, o ideal é consultar um contador.
A ao³ conta com uma equipe de Guardiões que auxilia os seus clientes profissionais contábeis na entrega do eSocial.
Antes de realizar o envio dos eventos de folha de pagamento é indispensável conferir os valores, as incidências, evitando erros.
A folha de pagamento no eSocial é um conjunto de informações que reúne a remuneração do colaborador durante determinada competência.
Sobre ao³
A ao³ potencializa negócios de mais de 100 mil micro, pequenas e médias empresas e 20 mil escritórios de contabilidade por meio de tecnologia e atitude de mais de 1.000 colaboradores.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…