Empresas do grupo:

Início » eSocial: Envio de eventos da folha de pagamento já está liberado

eSocial: Envio de eventos da folha de pagamento já está liberado

por Ana Luzia Rodrigues
3 minutos ler
Imagem por @rawpixel.com / @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil

A portaria Interministerial, do Ministério da Previdência Social e do Ministério da Fazenda, já atualizou a tabela de faixas para atribuição de alíquotas previdenciárias.  Portanto, já é possível enviar eventos S-1200 (Remuneração de trabalhador com vínculo ao Regime Geral de Previd. Social) da competência maio/2023 .

A portaria governamental reajustou as faixas salariais que definem as alíquotas de desconto previdenciário do segurado (alíquotas progressivas de 7,5% a 14%) e o direito à percepção de salário família, após ter sido estabelecido novo valor para o salário mínimo (R$1.320), a partir de maio/23. 

A alteração ocorreu no dia 9 de maio deste ano, com a liberação do envio dos eventos de remuneração ao eSocial referentes à competência maio/2023.

Leia também: O Que É ESocial?

Eventos de Desligamento (S-2299) e Término de TSVE (S-2399)

A transmissão dos eventos de Desligamento (S-2299) e Término do Trabalhador Sem Vínculo de Emprego (S-2399) não foi bloqueada. 

Como a portaria com as novas alíquotas foi publicada com vigência retroativa a 1º de maio deste ano, cabe ao empregador realizar, antes do fechamento da folha do mês de maio/2023, a retificação dos eventos que foram transmitidos antes da implantação da alteração, para que os cálculos passem a contemplar os valores atualizados pela portaria.

Imagem por @our-team / freepik / esocial / editado por Jornal Contábil
Imagem por @our-team / freepik / esocial / editado por Jornal Contábil

O que é o eSocial?

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é o local onde os empregadores comunicam ao Governo, unificadamente, as informações relativas aos trabalhadores, como:

  • Comunicações de acidente de trabalho; 
  • Aviso prévio; 
  • Escriturações fiscais;
  • Informações sobre o FGTS;
  • Vínculos trabalhistas;
  • Contribuições previdenciárias;
  • Folha de pagamento.

A instituição do eSocial ocorreu pelo Decreto nº 8373/2014. Dessa forma, esse sistema conta com um cronograma de implantação seguido pelas empresas, a finalidade dele é ajudar o empregador a cumprir as suas obrigações, de uma maneira mais prática e segura.

Com o eSocial, muitas obrigações que antes demoravam para se cumprir agora ocorrem digitalmente, de forma rápida e segura. Além disso, com ele os trabalhadores têm acesso de forma simples as suas informações pelo portal do governo.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More