Você está preocupado com as consequências decorrentes da substituição que acontecerá com o Esocial?
Ao longo de 2019, desde quando houve o anúncio de que, em 2020, o e-social passaria por mudanças Impactantes, muitos empreendedores adotaram uma postura apreensiva. Em parte, é natural a reação, visto que, costumeiramente, alguns burocratas não colaboram com a burocracia.
No entanto, apesar de todo o debate gerado e das divergências acerca dos rumos das novas mudanças adotadas para o e-social, a proposta é simplificar o processo e facilitar o uso da informação entre as partes interessadas.
Por isso, a Agilize, 1° Contabilidade Online do Brasil, sempre preocupada em agregar valor para a sua jornada empreendedora trará hoje para você o que há de mais atual a respeito desse assunto que possui uma relevância absurda para o seu empreendimento. Então, não vacile, atente-se aos tópicos que deixarei a seguir:
Você, em algum momento, julgou que a quantidade de informações exigidas pelo e-social gerou uma certa complexidade para finalidade do programa?
Há basicamente uma divisão clara quanto às opiniões acerca da substituição do e-social. De um lado, tem aqueles que acreditam que os 2 sistemas que serão os responsáveis pela substituição trarão mais burocracia e, consequentemente, morosidade para os processos ligados às empresas e os Órgãos Públicos Federais. Já do outro, tem aqueles que creem que haverá um processo de simplificação, pois os 2 sistemas possuem propostas bem definidas e irão desconsiderar informações que no e-social foram tidas como irrelevantes (otimização do processo).
Segundo o Governo, o compromisso é com a simplificação do processo. Ao longo da elaboração dos 2 sistemas que irão substituir o e-social, o Governo recebeu 119 propostas de melhoria e 84% dessas foram aceitas. A prioridade é a redução do número de dados informados pelo empregador, visto que os novos sistemas implantados cruzarão informações de outros bancos de dados já existentes.
Dentre as principais mudanças que ocorrerão nesse processo de simplificação, o tratamento com a Duplicidade de Informações possuirá uma atenção especial. Há documentos que deverão ser retirados, seja pela duplicidade ou por decreto de Lei. Por isso, conheça os principais a seguir:
Observação: informações sobre Folha de Pagamento, Caged e comunicação de Acidentes de Trabalho serão mantidas.
Outras propostas também foram consideradas e acertadas para implantação dos sistemas:
Você precisa entender esse contexto, meu caro empreendedor. Esse assunto é de extrema relevância para a sua tomada de decisão, além de impactar diretamente na realização do seu sonho. Se você quer deixar a sua marca no mundo, atente-se aos pontos mencionados.
Simplicidade, praticidade e objetividade são pontos difíceis de se obter em qualquer área da vida. No entanto, é difícil imaginar uma evolução sem essa constante busca, concorda?
Essa reflexão aparenta ser bem generalista, mas, quando analisada com calma e critério, você percebe o seu caráter essencialista. Assim, no mundo dos negócios e nas 3 esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal) não é diferente.
Apesar da dualidade de opiniões sobre a substituição do e-social por 2 novos sistemas, a proposta da mudança surgiu após diversas audiências representativas, onde as mesmas relataram que o sistema até então vigente era um entrave burocrático para as atividades.
No entanto, creio que o problema não seja em essência a burocracia, mas a forma com que a mesma fora conduzida todo esse tempo. Há excessos na mesma. Por isso, você, nosso querido agente transformador social, empreendedor, sofre com essa questão. Daí, surge a importância da inovação dos processos burocráticos, sua otimização.
Só para você ter uma idéia: o e-social até meados de 2019 necessitava de cerca de 900 informações inseridas na sua plataforma.
Hoje, ao implantar os 2 novos sistemas, o objetivo é ter uma ferramenta de Controle e Gestão da área de Previdência e Trabalho que favoreça tanto a esfera pública quanto aos empreendedores/empresários.
Você percebe o impacto disso na elaboração da informação que necessitará para o seu processo de tomada de decisão?
Você está preocupado porque fez um investimento financeiro no e-social e não sabe como ocorrerá esta Substituição?
Eu imagino o quanto essa informação sobre a Substituição do e-social deve ter mexido contigo. Mas, de antemão, quero que fique tranquilo, pois se você investiu no programa, saiba que a transição respeitará seus esforços tecnológicos e de capacitação de mão de obra.
As Micro e Pequenas Empresas irão ingressar diretamente nos 2 novos sistemas, após Janeiro de 2020. Além disso, haverá distinção entre o sistema usado para Médias e Grandes Empresas daquele usado para as Micro e Pequenas.
Se a sua principal preocupação sobre o e-social refere-se aos impactos que a Substituição traria para o seu empreendimento, você compreendeu que o seu investimento nesse sistema será preservado, né?
Você sabia que houve alteração no Calendário de Implantação do e-social nas empresas?
A Portaria nº 1.419, de 23 de dezembro de 2019 prorrogou o prazo para o envio dos eventos que deveriam ser inseridos no sistema até janeiro de 2020.
Eventos como a Folha de Pagamento, início da Obrigatoriedade dos Órgãos Públicos e de Saúde e Segurança do Trabalhador, além da Classificação das Empresas em grupos são exemplos que tiveram seus prazos alterados.
Veja a seguir como os prazos ficaram dispostos e seus respectivos grupos:
Grupo 1 – Empresas com Faturamento Superior à R$ 78.000.000,00
Grupo 2 – Empresas com Faturamento Inferior à R$ 78.000.000,00, exceto optantes pelo Simples Nacional
Grupo 3 – ME e EPP optantes pelo Simples Nacional, MEI, Empregadores Pessoas Físicas (exceto domésticos), entidades sem fins lucrativos
Grupo 4 – Entes Públicos do Âmbito Federal e Organizações Internacionais
Grupo 5 – Entes Públicos de Âmbito Estadual e Distrito Federal
Grupo 6 – Entes Públicos de Âmbito Municipal, Comissões Polinacionais e Consórcios Públicos
Você concorda comigo que encontrar a melhor solução para as questões inesperadas que surgem para a sua empresa é o ideal?
Isso é óbvio, certo?
No entanto, não é fácil e, infelizmente, há uma probabilidade ínfima disso acontecer. Sabe porquê?
Muitos empreendedores não possuem informações atualizadas, fidedignas e em tempo hábil, acerca do seu negócio. Isso inviabiliza uma tomada de decisão assertiva frente às surpresas indesejadas que acontecem no decorrer da administração da empresa.
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Agilize
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…