A rotina dos contadores está sendo transformada pela tecnologia. Assim, os profissionais precisam se adequar para atender às exigências do mercado, principalmente no que se refere às novas formas de cumprir as obrigações das empresas.
Prova disso, são as mudanças que têm sido feitas nas plataformas de transmissão das informações contábeis, como é o caso do eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas).
Esse sistema surgiu em 2018 e, agora, está sendo melhorado com o objetivo de unificar a escrituração de todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas. Isso acontece através da implantação do eSocial Simplificado. Continue conosco para ver como funciona esse sistema e como utilizá-lo.
O eSocial é um sistema de escrituração das obrigações, criado pelo Governo Federal para registrar os dados que são gerados pelas empresas brasileiras, o que facilita a fiscalização e o cumprimento das obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Dentre essas obrigações, podemos citar as seguintes:
A obrigatoriedade desse sistema começou a valer para as empresas com faturamento anual maior que R$ 78 milhões. Depois, foram incluídas aquelas que possuíam rendimentos menores.
O eSocial engloba um conjunto de vários órgãos, como a Receita Federal; a Caixa Econômica Federal; o Instituto Nacional do Seguro Social e o Ministério do Trabalho e Emprego, que podem ter acesso às informações dos trabalhadores brasileiros. Assim, as informações devem ser enviadas através de eventos, e estes por sua vez possuem layouts pré-definidos. Eles podem ser classificados da seguinte forma:
O envio deve ser feito diretamente pelo portal do eSocial, para isso, acompanhe os calendários das obrigações acessórias.
Esta é a principal novidade para 2021: uma nova versão do eSocial está sendo implantada pelo Governo Federal, a partir do trabalho conjunto de empresas e entidades representativas de diversas categorias profissionais envolvidas no trabalho de simplificação da plataforma. O desenvolvimento do eSocial Simplificado está previsto na Lei nº 13.874/19.
Sabemos que à primeira vista os contadores podem ficar um pouco receosos com o novo sistema, mas saiba que a intenção é justamente desburocratizar esse sistema a partir deste ano e facilitar o cumprimento dessas obrigações. Por isso, vamos saber o que vai mudar? Veja a seguir!
Sabemos que o eSocial é uma obrigação das empresas, mas na prática a responsabilidade passa a ser do contador. É importante destacar que as mudanças feitas no eSocial trazem vários benefícios para o setor contábil e , sem dúvida mudará a rotina dos profissionais, garantindo principalmente a praticidade no dia a dia.
Dentre os benefícios está a segurança dos documentos enviados de forma online, podendo ainda ser atestada a sua confiabilidade e veracidade das informações apresentadas pelas empresas. Para isso, são utilizados certificados digitais. Através da transmissão rápida dos dados, haverá ainda redução do uso de papel e a necessidade de guardar em arquivos físicos nos escritórios. Tudo estará disponível para conferência através de plataforma digital.
Portanto, as empresas e escritórios de contabilidade devem se organizar para fazer o envio de dados de forma virtual, o que está tornando mais rápida a verificação de dados relativos às folhas de pagamento, admissões, férias e outros. Essa unificação garante ainda o cumprimento dos direitos trabalhistas e previdenciários dos colaboradores das empresas.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…