Imagem: eSocial / @rawpixel.com / freepik / editado por Jornal Contábil
A carteira de trabalho assinada para os empregados domésticos é uma grande conquista, entretanto, é preciso monitorar se os direitos desses trabalhadores estão sendo cumpridos. Com isso, os empregadores devem enviar alguns documentos dos seus funcionários pelo eSocial.
Até o dia 22 de fevereiro de 2022 os empregadores domésticos devem realizar o envio de documentos dos seus funcionários pelo eSocial, a pedido do Ministério do Trabalho e Previdência.
Empregadores foram notificados sobre o envio pelo e-mail cadastrado no Sistema eSocial, acompanhe este artigo até o final e entenda o motivo do envio dos documentos.
O prazo para enviar os documentos já começou e vai até o dia 22 de fevereiro. 5 mil notificações já foram enviadas por e-mail aos empregadores domésticos, o endereço de e-mail é o cadastrado no eSocial.
A Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), enviou no dia 8 de fevereiro, 5 mil notificações aos empregadores domésticos de todo Brasil, com orientações sobre a legislação trabalhista e solicitando a apresentação de documentos.
A partir do recebimento da notificação, os empregadores têm um prazo para enviar os documentos solicitados, relacionados à verificação de pagamento de salário.
Mais notificações serão enviadas, então, é bom conferir quando serão enviadas as novas notificações, afinal, se você não foi notificado ainda, poderá ser brevemente.
Confira abaixo o cronograma de envio das notificações:
Se os empregadores domésticos que receberam as notificações tiverem dúvidas, eles podem entrar em contato com a Inspeção do Trabalho pelo seguinte endereço eletrônico:
Se você ficou em dúvida sobre o envio dos documentos solicitados,é só se informar pelo endereço de e-mail que mostramos acima.
O envio dessas notificações tem como finalidade monitorar se os direitos dos trabalhadores domésticos de todo Brasil estão sendo cumpridos segundo a legislação, é preciso monitorar para verificar possíveis irregularidades.
A verificação é totalmente válida, e não quer dizer que você cometeu alguma irregularidade, é apenas um procedimento do Ministério do Trabalho e Previdência, para conferir se os direitos dos trabalhadores domésticos estão sendo cumpridos.
Se você foi notificado, junte toda documentação solicitada pelo governo e realize o envio pelo eSocial até a data estabelecida, evite problemas, se organize e realize a apresentação dos documentos no prazo.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…