Você sabia que o eSocial pode representar oportunidades para as empresas contábeis? Siga a leitura para descobrir por quê.
Como você sabe, o eSocial faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e divide opiniões. Grande parte dos empresários brasileiros está apreensiva e insegura com seus prazos para início da vigência.
A boa notícia é que você, contador, está no segundo time. Por isso, pode aproveitar o momento para se movimentar com mais rapidez para uma posição de consultoria e parceria estratégica na relação com seus clientes.
Afinal, esta é a hora de acelerar os passos para a transição digital e para que a gestão financeira e contábil se tornem ainda mais integradas.
O eSocial é um projeto do Sistema Público de Escrituração Digital, que envolve Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e INSS. A consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega é o seu principal objetivo.
As mudanças sempre trazem consigo algum desconforto, entretanto é preciso perceber a oportunidade para seu escritório, pois com as alterações, seu cliente precisará ainda mais de sua assessoria.
Cabe a você e a sua equipe orientá-lo no cumprimento das obrigações que antes exigiam a entrega de informações a vários órgãos.
Agora o sistema será integrado, e todos os dados estarão em uma única plataforma, o que por si só trará grande agilidade e segurança.
O sistema começou a operar em janeiro de 2018, iniciando pelas empresas que faturam 78 milhões por ano, sendo que as demais passarão a informar em julho de 2018.
Veja a seguir as principais mudanças:
Como são muitos dados, é importante os empregadores reunirem as informações o quanto antes, a fim de evitar autuações e posteriores problemas na implantação.
Recentemente, foi implantada a versão 2.4.02, que altera a versão beta publicada no final de 2017 em diferentes pontos:
Para o escritório de contabilidade e para as empresas é sempre interessante a consulta constante do novo Manual de Orientação (MOS) 2.4, no qual é possível identificar com maior precisão os eventos de alteração desta nova versão.
Agora de fato o sistema começa a contar com uma base onde os vínculos trabalhistas estão integrados.
É importante lembrar, também, que os contribuintes obrigados ao eSocial a partir de janeiro também estão obrigados à EFD-Reinf a partir do mês de maio deste ano.
A profissão contábil é em si grande responsável pelos dados consistentes e reais das situações financeiras das empresas. Assim, o contador muitas vezes precisa trabalhar com uma grande quantidade de documentos e dados, sempre se reportando a vários órgãos diferentes.
Uma das principais vantagens dessa era de integração dos sistemas é facilidade e segurança no envio de dados e recebimento de documentos.
Com o novo sistema, o escritório de contabilidade evita pelo menos quinze prestações de informação aos órgãos competentes, o que traz agilidade aos processos contábeis.
Outra grande oportunidade se encontra na possibilidade de prestar uma consultoria mais próxima do cliente, uma vez que serão necessários treinamentos de capacitação.
Além disso, com tantas dúvidas que surgem com a implementação da nova plataforma, o cliente recorrerá com maior frequência aos serviços de um profissional contábil.
É importante como contador que você fique atento a alguns pontos importantes para melhor orientar seus clientes:
Confira os prazos divulgados no site do eSocial para a adaptação das etapas e fases e verifique em qual delas seus clientes se encaixam:
(Simples, MEIs e pessoas físicas que possuem funcionários também entram aqui)
Segundo o Comitê Gestor do eSocial, o sistema está completo e pronto para operar e o faseamento é apenas uma maneira de permitir que as empresas se adaptem ao projeto e façam a transição de maneira amena de modo a evitar penalidades e multas.
Via ContaAzul
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…