Especialista alerta sobre categorias tributárias das empresas

Diante da atual crise financeira e do alto índice de desemprego que atinge o país, muitos profissionais estão optando por empreender. Uma das principais dificuldades encontradas por quem decide abrir o próprio negócio se refere ao setor tributário. Isso acontece porque a legislação fiscal brasileira é bastante confusa. Além de complexa e extensa, ela sofre alterações frequentemente. São mais de 80 tributos diferentes e as empresas precisam estar em dia com eles.

Um dos primeiros e principais fatores a se considerar é o porte da empresa, para que se escolha o regime tributário mais adequado. Atualmente as empresas podem se enquadrar no Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional ou no Microempreendedor Individual. Para isso, é preciso estar atento aos valores limite de rendimentos de cada regime de tributação. A opção correta pode, inclusive, reduzir bastante os custos com esse tipo de encargo na organização.

Sérvulo Mendonça, fundador e CEO do Grupo Insigne, referência nacional em consultoria e terceirização de serviços contábeis, destaca: “Várias informações gerenciais são necessárias para que a decisão seja feita de forma correta, como orçamento anual, previsão de contratação de colaboradores, novos projetos e novas diretrizes empresariais”. Uma vez definida a opção dentro do exercício social, ela valerá para todo o ano, só podendo haver modificação da escolha no ano seguinte. Além disso, as complicações legais para quem opta por uma categoria inadequada para seu tipo/tamanho de negócio estão basicamente relacionadas aos pagamentos equivocado de tributos, o que gera retrabalho e processos administrativos na Receita Federal, ou até mesmo intimações legais para ajuste.

A maioria dos empreendedores, no entanto, não conhece o que distingue esses regimes de tributação. Conhecê-los é imprescindível e isso demanda tempo, investimento e profissionais especializados. “É importante também considerar que a complexidade para o exercício das atividades tributárias e contábeis inerentes ao Lucro Real. É preciso reciprocidade entre contadores, advogados, fiscos e corpo de gestão empresarial para que a análise e a execução sejam feitas corretamente” esclarece Sérvulo. Via JB

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

7 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

8 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

11 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

12 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago