O Espírito Santo é o estado com a maior cobertura de vacinação de reforço para maiores de 60 anos no Brasil.
Levantamento realizado pelo site Poder 360, divulgado neste sábado (18), aponta uma cobertura vacinal de 66,6% para esse público, de acordo com dados referentes ao dia 9 de dezembro, disponíveis na plataforma LocalizaSUS, do Ministério da Saúde.
No sistema próprio de atualização de doses aplicadas no território capixaba, a Plataforma Vacina e Confia, os dados são ainda mais animadores: nesta sexta-feira (17), o estado aumentou a dose para idosos O índice de cobertura chegou a 74,88%, e mais de 440.000 doses foram aplicadas.
O governador Renato Casagrande lembrou a importância das estratégias de vacinação no combate à pandemia no Espírito Santo:
“Estamos realizando importantes campanhas de vacinação entre todas as faixas etárias e criamos o risco muito baixo, em que não temos mais restrições, e para se alcançar esse nível é necessária uma ampla cobertura vacinal da população. Quero agradecer à população que entendeu a importância da imunização, principalmente dos idosos”.
“Faço um apelo a quem ainda não tomou a dose de reforço para se imunizar antes das festas de fim de ano, quando costumamos encontrar amigos e familiares. Queremos ser o primeiro estado a alcançar 100% dos idosos imunizados com a dose de reforço”, finalizou o Governador.
Risco Muito Baixo
De acordo com a matriz de risco capixaba, a cobertura de doses de reforço que cubra 90% dos idosos é uma das metas traçadas para que as microrregiões capixabas atinjam um risco muito baixo, de acordo com a Matriz de Risco do Espírito Santo, que passou a incluir esse grau de risco no último mês de novembro, e segue a estratégia do fortalecimento da resposta imune desse público ao novo Coronavírus (Covid-19).
Segundo dados da plataforma Vacina e Confia desta sexta-feira (17), nove municípios capixabas alcançaram a meta de fortalecer a imunização de idosos:
- Venda Nova do Imigrante (94,48%);
- Laranja da Terra (94,26%);
- Santa Leopoldina (93,68%);
- Itaguaçu (93,06%);
- Governador Lindenberg (93,02%);
- Águia Branca (92,21%);
- Itarana (90,9%);
- Boa Esperança (90,03%); e
- Rio Bananal (90,01%).
As microrregiões Central Serrana, Sudoeste Serrana e Caparaó são as que mais se aproximam de atingir a meta de vacinação de dose de reforço para idosos e entrar no Risco Muito Baixo, uma vez que já alcançaram as demais metas, e entrar no Risco Muito Baixo, uma vez que já alcançaram as demais metas, de 80% de cobertura de D2 na população acima dos 18 anos e de 90% na D1 em adolescentes.